
Quem brilhou em Gramado em 2014? Quais filmes das mostras competitivas merecem ser vistos? Confira um breve balanço do evento a partir de seus melhores momentos
Justa exaltação do passado
Gramado demonstra sabedoria ao olhar para o futuro recordando quem fez a sua história. A sentença vale tanto para debates como o que reuniu decanos da crítica gaúcha (Goida, Enéas de Souza e Hélio Nascimento) quanto para as escolhas dos homenageados, o fotógrafo Walter Carvalho (Troféu Eduardo Abelin) e os atores Flávio Migliaccio (Troféu Oscarito) e Jean Pierre Noher (que, ao receber o Kikito de Cristal, lembrou de sua consagração com Um Amor de Borges, no festival de 2001).
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Festival de grandes atores
Único premiado aplaudido de pé, Nelson Xavier foi a grande atuação de Gramado 2014. O festival teve várias interpretações marcantes, das chilenas Paulina García e Valentina Muhr (Las Analfabetas), do uruguaio Felipe Dieste (El Lugar del Hijo), dos paulistas Luciana Paes e Eduardo Gomes (Sinfonia da Necrópole). Consagrar Juliana Paes, como a amante do velhinho vivido por Nelson Xavier em A Despedida, foi uma decisão arriscada (e louvável) do júri.
Os filmes que ficam
A grande atuação de Fernanda Montenegro e a mão afinada do diretor Domingos Oliveira devem garantir uma distribuição digna a Infância, longa inspirado nas memórias de criança do cineasta que é, de longe, seu filme com produção mais caprichada (custou R$ 2 milhões, 20 vezes mais do que Juventude).
A Luneta do Tempo e Sinfonia da Necrópole têm mais a dizer, mas seu hermetismo e sua irregularidade devem dificultar suas carreiras no circuito comercial. Os cinco concorrentes latinos sofrem de um mal parecido: têm pouco apelo e não são exatamente arrebatadores, o que quer dizer que não vai ser fácil você ter a chance de ver algum deles nos cinemas.
As figuras mais marcantes
Alceu Valença foi o cara em Gramado 2014. Cantou, contou histórias e até imitou animais - houve quem classificasse o debate de seu filme A Luneta do Tempo como coletiva-show. Mas quem realmente "causou" foi o animador paulista Caio Ryuichi Yossimi. No Palácio dos Festivais, ele fez lembrar Lady Gaga (para alguns, Ru Paul) com seu figurino extravagante que emulava o visual do protagonista de seu curta de tema gay O Coração do Príncipe.
Por mais e melhores espaços
Com ingressos a R$ 20 (já custaram R$ 100), o público no Palácio dos Festivais cresceu. Mas é preciso mais. Gramado tem muitos convidados com lugar reservado no cinema, e vários deles não vão ver os filmes, o que deixa a sala longe de estar cheia. A falta de wi-fi nos espaços do evento e de restaurantes abertos ao fim das sessões, após a meia-noite, são outros aspectos que também precisam melhorar.
O discurso contundente
O único discurso com alguma carga política foi enviado por Domingos Oliveira, para ser lido no Palácio dos Festivais. O diretor de Infância propôs o uso da expressão "filme útil" em lugar de "filme de arte". Foi um jeito sutil de exaltar o cinema com conteúdo em detrimento das bobajadas que invadem as salas. Sutil mesmo. Ainda assim, foi o mais contundente discurso do 42º Festival de Gramado.