Em algum momento de julho, a conta no Twitter de Weird Al Yankovic ficou impossível de administrar.
Yankovic, de 54 anos, músico e comediante que se tornou um dos primeiros símbolos da MTV com paródias de Michael Jackson, como "Eat It", disse que tenta responder a cada mensagem no Twitter de seus 3,3 milhões de seguidores. No entanto, o volume fez com que até mesmo olhar para sua conta fosse como "beber água da mangueira de incêndio".
O motivo: o espetacular sucesso viral da campanha online em vídeo para promover seu álbum mais recente, "Mandatory Fun" (RCA), que em julho se tornou o primeiro número 1 da carreira de três décadas de Yankovic. Com 104 mil unidades vendidas nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen SoundScan, "Mandatory Fun" é também o primeiro disco cômico a atingir o topo da parada de álbuns da Billboard desde "My Son, the Nut", de Allan Sherman, em 1963. Seus novos vídeos tiveram um total de 46 milhões de visualizações.
- Isso é algo que nunca sonhei que aconteceria - declarou Yankovic.
Esse sucesso tardio de Yankovic casa a abordagem satírica da música que ele toca desde o final da década de 1970 com o pensamento mais moderno do marketing online - um bombardeio de conteúdo, apoio financeiro de sites populares e uma hashtag chamativa, #8videos8days.
O plano de Yankovic era lançar novos vídeos diariamente durante oito dias. Ele começou em 14 de julho com "Tacky", uma paródia do enorme sucesso de Pharrell Williams, "Happy" - incluindo danças bobas e planos longos de gravação. Prosseguiu com vídeos como "Foil", brincadeira com "Royals", de Lorde, sobre o uso de papel alumínio, e "Word Crimes", um discurso sobre maus hábitos de gramática inserido na música "Blurred Lines", de Robin Thicke.
Eu leio seu e-mail
Fica bem aparente
Sua gramática é errante
Você é incoerente
Como a RCA não ofereceu qualquer orçamento de produção, segundo Yankovic, os vídeos foram pagos por diversos sites parceiros que trouxeram seus próprios públicos, como Nerdist, Funny or Die e College Humor. A jogada funcionou. Os números virtuais de Yankovic explodiram. No Wikipédia, por exemplo, seu perfil atraiu 575 mil visitas em julho, frente a menos de 1.000 em junho, de acordo com a firma de dados musicais Next Big Sound. No Spotify, suas canções foram reproduzidas 3.282.937 vezes no mundo todo numa semana em julho, subindo 785 por cento em relação à semana anterior.
Para alguns analistas, a estratégia dos vídeos lembrou o lançamento surpresa de Beyoncé, no ano passado, de um álbum completo com 14 músicas, 17 vídeos e uma abordagem no estilo direto aos fãs. Segundo Yankovic, o objetivo era tentar chamar a atenção das pessoas.
- Eu não estava pensando, "Ah, estou na vanguarda do marketing, isso será um modelo de negócios que vai mudar o mundo" - afirmou Yankovic.
E se arrepiou com a ideia de que teria imitado alguém. Para seu último álbum, "Alpocalypse", de 2011, ele fez vídeos para todas as 12 músicas.
- Fiz isso antes de Beyoncé - disse ele, soando mais jovial do que irritado.
A popularidade de "Mandatory Fun" também indica a boa vontade que Yankovic construiu entre fãs e colegas artistas em seus mais de 30 anos nos holofotes da cultura pop. Gerações de fãs cresceram com suas paródias, e muitos artistas veem sátiras de Weird Al ao seu trabalho como confirmação de sucesso. Num detalhe que se tornou parte de sua biografia padrão, Yankovic busca a aprovação de cada artista que parodia; um vídeo do site TMZ, publicado em junho, supostamente retrata seu discurso à estrela pop Iggy Azalea nos bastidores de um de seus shows.
- Ele interage com a vida das pessoas - argumentou Aaron Borns, chefe do marketing de pop-rock na RCA.
Nascido e criado no sul da Califórnia, Yankovic aprendeu a tocar acordeão e foi inspirado pelas canções do programa de rádio do Dr. Demento. Posteriormente, foi ali que ganhou sua primeira exposição na mídia, quando o programa tocou suas gravações caseiras. Seu estilo de paródia tomou forma em 1979, quando "My Bologna", uma versão do sucesso "My Sharona" foi lançado pela Capitol Records, e no início da década de 1980, Yankovic e seus vídeos foram adotados pela nascente MTV.
Até certo ponto, a façanha de "Mandatory Fun" vem em função dos males da indústria musical, já que o número de cópias vendidas para atingir o número 1 fica cada vez menor.
Até agora este ano, as vendas de álbuns caíram 15% em relação ao mesmo período do ano passado, e as vendas de faixas individuais caíram 13%. Yankovic parecia extremamente consciente dos problemas da indústria, planejando sua tática de marketing de acordo.
- Durante a última década e meia, a indústria da música tem estado num tipo de queda livre, e todos tentam coisas diferentes para ver o que funciona. Apenas achei que esta era uma boa ideia e que fazia sentido. Vamos tentar e ver se funciona - disse ele.
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