
O pôr do sol, a rua mais bonita do mundo e a diversidade étnica de seu povo não são apenas alguns atributos pelos quais todo porto-alegrense se orgulha. As características são motivos para a Capital figurar no topo entre as cidades que mais servem de cenário para comerciais e filmes publicitários nacionais.
- Podemos dizer que Porto Alegre fica entre as cinco capitais do país com o maior número de produções cinematográficas de propaganda. Fora do eixo Rio-São Paulo, Porto Alegre divide o ranking com Curitiba e Salvador. Curitiba, por ter uma proximidade com o mercado paulista. Salvador, porque tem uma produção expressiva de filmes políticos e governamentais - conta Alexandre Coimbra, Sócio e Produtor Executivo da Cápsula Filmes.
Leia todas as notícias de Entretenimento
O orçamento é uma das questões de maior peso na hora de gravar um comercial. De acordo com Gustavo Fogaça, cineasta e publicitário, os preços para filmar na capital gaúcha são quase a metade dos valores cobrados para filmar no Sudeste. Para Coimbra, o custo de produção em Porto Alegre, se comparado com o de São Paulo, é mais em conta (técnicos, equipamentos, luz, locações, alimentação, deslocamentos menores). Por esse motivo, há muitas produtoras de São Paulo usando a capital gaúcha como cenário.
- Filmar em São Paulo e Rio de Janeiro se torna cada vez mais complicado por conta da rotina muito movimentada das suas capitais. Isso traz a Porto Alegre um diferencial de logística e de produção muito grande. Um exemplo fácil e rápido é o deslocamento da equipe entre duas locações: em SP, se perderia muito mais tempo do que em Porto Alegre. E, no nosso negócio, tempo é muito importante. Mais tempo, mais cenas em um filme - explica Fred Luz, diretor da Zeppelin Filmes.
Outro motivo é a questão estética. Segundo Fred, a luz da cidade é mais deitada, por causa da posição solar diferente do resto do Brasil, e isso favorece a fotografia e agrada muito aos fotógrafos de publicidade.
- A incidência de luz na cidade, devido ao posicionamento geográfico dela (Paralelo 30), traz tons mais pasteis e tênues do que a luz do Sudeste ou Nordeste e isso, artísticamente, é um diferencial - pontua Fogaça.
Um dos locais que mais serve de cenário para os filmes publicitários é o Centro Histórico. Principalmente, porque apresenta traços de arquitetura neoclássica e um paralelo com os centros de outras cidades do mundo, que possuem ambientes parecidos.
- O nosso viaduto da Borges de Medeiros, o prédio da prefeitura, o Theatro São Pedro e a Travessa dos Venezianos, por exemplo, são clássicos. E isso se soma a novas avenidas amplas, prédios modernos, o Parque Farroupilha e a nossa beira do Guaíba, de frente para um pôr do sol lindo para realizar qualquer comercial de carro, por exemplo - afirma Fred Luz.
Para Tyrone Rodovalho, assistente de direção da Zeppelin Filmes, a diversidade estética da cidade é um ponto alto porque pode reproduzir qualquer cenário do mundo.
- No Centro Histórico, com a sua arquitetura europeia, até ruas da Cidade Baixa, que transformamos em um verdadeiro carnaval do Nordeste.
Veja alguns exemplos: