
Tradição ensinada na estrada de geração a geração, são raros os textos de picadeiro que ganham registro escrito. Preocupado com a memória de suas principais criações para o circo, Dilmar Messias resolveu colocá-las no papel. O resultado poderá ser conhecido nesta quarta-feira, às 19h, na Cafeteria do Sesc, na sessão de autógrafos de Pão & Circo.
O livro reúne textos, roteiros e argumentos escritos entre 1989 (Gran Circo Irmãos Siqueira) e 2008 (Misto Quente). São registros de sete espetáculos que devem atrair a atenção de artistas circenses, estudiosos da área e qualquer outro leitor que tenha interesse e afinidade pelo picadeiro. Ator, dramaturgo e diretor com mais de 60 espetáculos de teatro e circo montados, Dilmar afirma que o livro reflete um aprofundamento da relação do circo com outras linguagens artísticas nas últimas décadas:
- O circo sempre integrou teatro e dança, mas não de forma tão aprofundada como hoje. O circense contemporâneo tem formação em dança, teatro e ginástica. Da mesma forma, busco transferir o conhecimento que tenho da literatura dramática para o circo.
Dilmar, que dirige o Circo Teatro Girassol há 15 anos, também esclarece que o volume não tem como objetivo normatizar o modo como os espetáculos devem ser encenados:
- Embora esteja fixado no papel, a liberdade do palhaço e do diretor para improvisar e acrescentar novas partes no texto deve permanecer. Cada vez que a gente se apresenta há uma nova invenção.
Pão & Circo
De Dilmar Messias
Arte Circense, Libretos, 120 páginas, R$ 25.
Sessão de autógrafos nesta quarta-feira, às 19h, na Cafeteria do Sesc (Alberto Bins, 665), em Porto Alegre.