Reconhecimento

Homenageada do 21º Porto Alegre Em Cena, Deborah Finocchiaro usa humor para falar de questões sociais

Biografia de Deborah será lançada nesta segunda-feira, às 19h, no Café do Theatro São Pedro

Por: FÁBIO PRIKLADNICKI
15/09/2014 - 07h01min
Homenageada do 21º Porto Alegre Em Cena, Deborah Finocchiaro usa humor para falar de questões sociais Fernando Gomes/Agencia RBS
Na quarta-feira, Deborah estreou no festival "GPS Gaza", com direção de Camila Bauer Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS  

Entre uma pergunta e outra, Deborah Finocchiaro, 48 anos, distribui ao repórter materiais de divulgação de suas peças: panfletos, marcadores de livro, cartões-postais e ímãs de geladeira. Em 29 anos de carreira, a atriz e diretora desenvolveu um senso particular de autogestão para sobreviver de teatro.

— Quer dizer, faço de tudo. Teatro, cinema, TV, apresentação de eventos e trabalhos encomendados por empresas sobre temas como crack e HIV.

Celebrando a trajetória iniciada em 1985, com Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, encenada por Luciano Alabarse, Deborah ganha a biografia A Arte Transformadora, escrita por Luiz Gonzaga Lopes. Integrando a série Gaúchos Em Cena, a publicação será lançada nesta segunda-feira, às 19h, no Café do Theatro São Pedro, na programação do 21º Porto Alegre Em Cena. Ainda nesta noite, às 23h30min, ela será entrevistada no programa Primeira Pessoa, da TVE.

Na quarta-feira, Deborah estreou no festival GPS Gaza, com direção de Camila Bauer, contando com a participação de Sandra Dani. O espetáculo, que usa a Faixa de Gaza como metáfora para mazelas do Brasil, vai retornar a cartaz em outubro.

— No fim, eu falo sempre sobre a mesma coisa — pondera Deborah. — Injustiças sociais, manipulação da mídia, as grades das nossas casas, alimentos adulterados, nossa pequenez diante da vida.

7 motivos para conferir o 21º Porto Alegre Em Cena

Sua Companhia de Solos & Bem Acompanhados foi criada em 1993, ano de estreia de Pois É, Vizinha..., sucesso que segue em repertório. O segredo?

— O público gosta. E infelizmente é atual. A galera morre de rir, mas é a peça mais trágica de todas, a personagem apanha pra burro do marido.

Confira os destaques do 21º Porto Alegre Em Cena

Realizar espetáculos solo, com participação de convidados, é uma estratégia que serve para ganhar independência na hora de circular pelo país. Sem depender da agenda de outros atores, Deborah montou uma equipe técnica flexível. Em seus trabalhos, o retorno do público é aferido por pesquisas de opinião: os espectadores são convidados a responder um pequeno formulário por escrito.

— O teatro não tem que resolver nada, mas pode levantar questões. E isso é incrível. Nesses anos todos, vejo como ele toca na alma dos outros — afirma.

Três Momentos marcantes na carreira

 
1. Pois É, Vizinha... (1993)

Um dos maiores sucessos do teatro gaúcho dos últimos tempos, a comédia escrita por Dario Fo e Franca Rame conquista espectadores até hoje. De forma bem-humorada, o monólogo trata de um tema seriíssimo: violência doméstica contra as mulheres.

2. O Urso (2003)

Este trabalho do Grupo dos Cinco, com direção de Deborah, adapta um conto de Tchékhov sobre um sujeito que vai cobrar uma dívida de uma viúva e se apaixona por ela. A produção recebeu o Prêmio Açorianos de melhor espetáculo, direção e ator (Elison Couto).

3. Sobre Anjos & Grilos (2006)

Estreada no centenário de nascimento de Mario Quintana, este solo de Deborah (com direção dela e de Jessé Oliveira) contava com textos retirados da obra do poeta e também de entrevistas suas, revelando um outro Quintana. A peça segue em repertório até hoje.

"Deborah faz trabalhos de qualidade, com conteúdo, que possam ser levados para várias comunidades. Isso é muito importante para as pessoas verem o que temos a dizer."
SANDRA DANI, atriz

"Deborah é uma das maiores atrizes que Porto Alegre já produziu. Alia esse talento à capacidade de ser produtora, de se gerir. É uma artista completa."
ZÉ ADÃO BARBOSA, diretor teatral

Leia mais sobre entretenimento

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.