
Homem na faixa dos 24 anos, conectado à internet na maior parte do tempo, fã de Robert Downey Jr., que ignora a existência da TV aberta e não perde um capítulo de Game of Thrones. E adora a Scarlett Johansson, claro. Podia ser um integrante do seriado The Big Bang Theory, mas esse sujeito é um genuíno nerd (ou geek) brasileiro, que emergiu da Pesquisa Omelete 2014.
Relembre os personagens nerds mais famosos do cinema e da TV
10 filmes que fazem sucesso no mundo nerd
Com quase 12 mil pessoas ouvidas em todo o Brasil, o levantamento encomendado por um dos principais sites de cultura pop do país revela mais do que um perfil social. O nerd, hoje, é alguém que dita tendências e orienta o mercado.
- Pensem nos maiores blockbusters do cinema, por exemplo, como Homem de Ferro, Os Vingadores, Homem-Aranha e Guardiões da Galáxia. São todos orientados para essa audiência - aponta Pierre Mantovani, CEO do Omelete. - Não à toa, quando os estúdios de Hollywood precisam mostrar suas grandes apostas para alguém opinar antes do corte final, é para nerds e geeks que eles mostram.
Essa influência acabou tomando conta especialmente do mercado de cinema, mas também se espraiou para outros segmentos. Hoje, Mantovani observa, a cultura nerd saiu do gueto e virou fenômeno de massa. Muitos dos resultados da pesquisa poderiam, segundo ele, ser encontrados em pesquisas com o público geral:
- O Robert Downey Jr. é um fenômeno entre os geeks e nerds muito por causa do Homem de Ferro, mas, se você fizer um levantamento abrangendo mais gente, ele também deve aparecer entre os primeiros, porque transcendeu o nicho que o tornou famoso nos anos 2000.
O levantamento também mostra que o nerd é um sujeito conservador, fiel a personagens e franquias criados há muitas décadas, como Batman e Star Wars. O máximo de novidade a que eles se permitem é no tocante a TV, onde acompanham as aventuras épicas de Game of Thrones. Mantovani teoriza:
- O que define o DNA do nerd é a paixão. Quando gosta de alguma coisa, ele se aprofunda nela de todas as formas. E, quanto mais antiga a franquia, mais material tem para ele se esbaldar. Embora existam sucessos considerados recentes: O Senhor dos Anéis é praticamente dos anos 2000 e é o filme favorito deles, muito por saber dialogar com esse público, por criar um ecossistema gigantesco de licenciamento.
Uma cultura onipresente
Houve um tempo em que roupa com estampa de super-herói só era encontrada na seção infantil. Livros especializados, gibis e bugigangas derivadas tinham direito a tímidos nichos nas grandes livrarias. Hoje, é praticamente impossível entrar em uma loja de departamento e não deparar com araras e mais araras repletas de Homem de Ferro, Thor e Capitão América. Ou precisar desviar de mostruários gigantes de histórias em quadrinhos e brochuras oriundas de games.
A cultura nerd é onipresente e inescapável. Durante a feira de games Brasil Game Show, realizada em São Paulo no início do mês, Saraiva e Lojas Americanas montaram estandes nababescos apenas com produtos voltados para a comunidade nerd - de box de filmes a brinquedos, passando por games e até lingeries inspiradas em super-heróis.
Fernanda Feijó, gerente de estilo da Renner, uma das maiores lojas de departamento do Brasil, explica que a empresa notou esse mercado há cerca de quatro anos. Na época, a ideia era suprir um público carente de produtos locais. Hoje, o quadro é bem diferente.
- Saímos da curva do nicho para entrar na curva da moda, ou seja, quem compra camiseta com estampa do Hulk agora não é só o fã do Hulk - diz.
Além de super-heróis das duas maiores editoras de quadrinhos, Marvel e DC Comics, a Renner também aposta em produtos derivados de seriados (The Big Bang Theory, Game of Thrones), filmes (Drácula, Star Wars) e games clássicos da Nintendo e Atari. Para Fernanda, o investimento é seguro porque o segmento irá se manter mesmo quando deixar de ser popular:
- O grande público pode até deixar de se interessar, mas os fãs permanecerão.
O nerd gaúcho
De acordo com a pesquisa do Omelete, a preferência dos nerds do Rio Grande do Sul não difere muito das escolhas feitas pelos fãs de cultura pop no restante do país.
Confira:
Os gaúchos elegeram como preferidos o gênero ficção científica (23%), o filme O Senhor dos Anéis (17%), os atores Robert Downey Jr. (17%) e Scarlett Johansson (18%) e a série Game of Thrones (14%).
Nerds gaúchos estão menos conectados do que a média nacional: 11% ficam mais de 10 horas por dia na rede contra 12% do restante do país.
Batman (40%) é o herói escolhido no Estado, e Marvel (24%), a marca mais admirada.
Além de 82% possuírem smartphones, 83% dos gaúchos entrevistados usam internet móvel.
95% dos participantes afirmam que realizam compras online, sendo que 57% com frequência.