
Prepare-se: nos próximos cinco meses, 10 pianos - cada um deles devidamente customizado por um artista - serão espalhados em pontos-chave de Porto Alegre e Canoas. Os instrumentos ficarão disponíveis para quem quiser tocar ou apenas brincar.
Realizado pela produtora Mata Hari, pelo espaço cultural StudioClio e pela Person Piano, o projeto Piano Livre é inspirado no trabalho Play Me, Im Yours ("toque-me, sou seu"), do artista britânico Luke Jerram, que já instalou mais de 1,3 mil pianos em 45 cidades do mundo desde 2008. A versão gaúcha é financiada pela Secretaria de Estado da Cultura.
Foto: Omar Freitas/Agência RBS
A abertura do projeto será nesta quarta-feira, às 19h, no saguão da Usina do Gasômetro, onde os 10 instrumentos ficarão temporariamente em exposição. Com entrada franca, o evento terá participação de pianistas que tocarão um repertório de diferentes gêneros.
A partir do dia 12, os instrumentos serão distribuídos por nove pontos em Porto Alegre e um em Canoas, onde ficarão até abril de 2015. Cada local contará com uma "inauguração": uma pequena apresentação. A seleção musical está a cargo do pianista Alexandre Alles e de Francisco Marshall (curador cultural do StudioClio).
A escolha dos artistas que customizaram os pianos coube à jornalista e editora Lilian Ferrari, da produtora Mata Hari.
- A ideia é que as pessoas se interessem por música, em especial pelo piano. Muita gente acha que é um instrumento imponente, mas não é para ser assim, é para ficar à vontade: senta e toca. Só não quebra - avisa Lilian, diretora do projeto ao lado de Alles. Claro que a ideia vai atrair pessoas que experimentarão o piano pela primeira vez. Mas a bagunça é bem-vinda, garante Lilian:
- Nosso maior inimigo não são as pessoas. É a chuva. A maioria dos intrumentos ficará em lugares cobertos.
Foto: Omar Freitas/Agência RBS
O do bairro Floresta, no entanto, estará abrigado apenas por um gazebo. Lilian explica que o risco faz parte da brincadeira. As 10 peças têm história para contar. Foram adquiridos do ex-vendedor Person Antonio Fontes, que tem um acervo de cerca de cem pianos na Grande Porto Alegre. Seu filho, Person Losekann, será o responsável pela afinação e manutenção durante o projeto. Já a restauração ficou a cargo da família Hoch, de Viamão.
Como será o projeto Piano Livre
Nesta quarta-feira, às 19h, no saguão da Usina do Gasômetro
- Abertura do projeto com exposição dos 10 pianos e de trabalhos criados por crianças de duas escolas municipais que receberão os instrumentos.
- O show de abertura contará com Hique Gomez, Arthur de Faria, Alexandre Alles, Francisco Marshall, Leandro Faber, Renato Borba, Luciano Leães e Sofia Idiart, entre outros.
- As exposições no Gasômetro (João Goulart, 551) vão até 12 de novembro. Horário de visitação: de terça a sexta, das 9h às 21h, e sábado e domingo, das 10h às 21h.
Distribuição dos pianos
Cada local terá uma inauguração, ainda sem horário definido, com apresentação de um pianista diferente.
Dia 12: Escola Municipal Professora Judith Macedo de Araújo. Piano customizado pela artista Lídia Brancher. Tema: musicalização infantil.
Dia 13: Escola Municipal José Mariano Beck. Artista: Cauan Rolim. Tema: musicalização infantil.
Dia 14: Rodoviária de Porto Alegre. Artista: André Venzon. Tema: tango.
Dia 15: Mercado Público de Porto Alegre. Artista: Ananda Kuhn. Tema: ragtime e blues.
Dia 16: Bairro Floresta (Rua São Carlos, esquina com Gaspar Martins). Artistas: Victor Nievas e Barbara Benz, do projeto Distrito C. Tema: jazz.
Dia 19: Estação Mathias Velho do Trensurb, em Canoas. Artista: Cadu Peixoto. Tema: jazz.
Dia 20: Bairro Restinga (Esplanada da Restinga). Artista: Daniel Eizirik. Tema: música brasileira.
Dia 21: Universidade ainda não confirmada. Artista: Angela Longo. Tema: música experimental e contemporânea.
Dia 22: Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Artista: Carla da Cunha Barth. Tema: música erudita.
Dia 23: Usina do Gasômetro. Artista: Chana de Moura. Tema: lúdico.
Abril de 2015
Ainda sem data definida, os 10 pianos serão remanejados, possivelmente iniciando novos projetos. Também sem data definida, será exibido o "longa-documentário poético" Si, de Lilian Ferrari, sobre os pianos utilizados no projeto. Outras informações no site facebook.com/pianolivrepoa.
*Zero Hora

