A garota do verão

Conheça Vanessa Braga, a menina de Canguçu que chamou a atenção da internet

Candidata fora dos padrões dos concursos de beleza ficou famosa nas redes sociais após desfilar no Garota Verão

25/01/2015 - 09h15min
Conheça Vanessa Braga, a menina de Canguçu que chamou a atenção da internet Felipe Martini/Agência RBS
Vanessa afirma que não esperava tanta repercussão ao participar de concurso Foto: Felipe Martini / Agência RBS

Para muitos uma inspiração, para outros um ato de liberdade, para Vanessa Vöss Braga uma oportunidade de enfrentar seus medos. A menina de olhos azuis e sorriso tímido chamou a atenção da internet e se transformou num viral na última semana ao desfilar de biquíni para mais de 3 mil pessoas na seletiva do Garota Verão em Canguçu.

A estudante de 14 anos, que ficou famosa nas redes sociais, não tem computador, nem internet. Vive com a família numa casa humilde construída por seus avós na região de Cerro da Boneca, zona rural de Canguçu. A paisagem bucólica repleta de plantações e estufas antigas para secagem de fumo fica a mais de 13 quilômetros do centro da cidade, o que impede que o sinal de telefonia e internet chegue à localidade.

Gordofobia: quando o sobrepeso é alvo de intolerância e preconceito
Thamires Tancredi: afinal, quem pode usar biquíni?
Cláudia Laitano: "nossa cultura se choca com corpos de verdade na praia"
Pedro Gonzaga: "eu, gordo, anuncio aqui minha conversão aos libertados"

A ideia para participar do concurso de beleza partiu da mãe.

– Ouvi no rádio sobre o Garota Verão e resolvi inscrever a Vanessa. Ela sempre quis participar. No início, ficou com receio, mas eu expliquei que a gente não pode ter vergonha do nosso corpo. Ela é gordinha, mas é linda – conta Cristina Braga (veja vídeo abaixo).

Vanessa, que foi poucas vezes à praia, comprou um biquíni novo para desfilar em seu primeiro concurso. No centro de Canguçu, escolheu o modelo verde com estampas florais.

– Tenho 1,61m e 70kg, sempre fui cheinha, mas eu me acho bonita. Adoro meus olhos e meu cabelo – revela a menina vaidosa, que adora pintar as unhas de rosa.

O nervosismo de Vanessa foi uma constante durante a semana que antecedeu a disputa e só dissipou-se minutos antes do desfile.

– Cheguei lá e estava tão nervosa. As outras candidatas todas bonitas de corpo, e eu gordinha. Fiquei com um pouco de vergonha. Mas quando eu entrei pra desfilar todo mundo gritou meu nome e me apoiou. Daí, eu relaxei, e a vergonha passou – confessa.

5 frases que as plus size não aguentam mais ouvir
Os 10 mandamentos plus size
Bullying pode impactar o bem-estar da criança a longo prazo
Site se desculpa com Fernanda Gentil após críticas ao corpo da apresentadora

A jovem, que sonha em ser cantora, não esperava que seu pequeno ato tivesse tanta repercussão.

– Não imaginei que iam me notar ou falar de mim. Vi que estava errada. Fui lá e arrasei.

Os passos corajosos de Vanessa em volta da piscina lhe renderam o carinho da cidade e das redes sociais. Na página da prefeitura de Canguçu no Facebook, sua foto teve mais de 10 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos.

– Espero que não seja só minha filha. Podem ter outras pessoas que pensem: a Vanessa não ganhou mas concorreu. Ela enfrentou o medo, foi em frente. Eu também posso. Vamos pensar assim. Esse é o exemplo – fala orgulhoso Volnei Braga, pai da estudante.

– As pessoas gordinhas tem mais dificuldade em tudo. Desde comprar uma roupa que gosta até aguentar as piadas que nos deixam pra baixo. Eu tinha receio de desfilar de biquíni e enfrentei esse medo. Se eu tivesse que dar um recado pra essas pessoas, diria para elas não darem bola. Que levantem a cabeça e enfrentem – aconselha.

Para os fãs e apoiadores, a menina já avisa:

– Ano que vem, se Deus quiser, vou participar de novo.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.