
Os dados comprovam o crescimento da repercussão do Festival Internacional Sesc de Música, realizado anualmente em Pelotas. Em 2012, foram 360 inscritos. Em 2014, foram quase 700. E nada menos do que 805 estudantes de música manifestaram interesse em participar da quinta edição do evento, que tem início neste domingo (18/1), com um concerto de Yamandu Costa e Ernesto Fagundes com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro.
Leia todas as notícias de música
Após uma criteriosa avaliação de currículo e desempenho, apenas 220 conseguiram bolsas integrais para estudar com alguns dos mais renomados professores do mundo - e outros 85 participarão sem bolsa. Entre os mestres, vindos de 11 países (além do Brasil), estarão profissionais que atuam em instituições do primeiríssimo time da música clássica, como a Filarmônica de Berlim (o oboísta Christoph Hartmann e o trompista Andrej Zust), a Royal Concertgebouw Orchestra de Amsterdã (o trombonista Martin Schippers) e o La Scala de Milão (o contrabaixista Giuseppe Ettorre). Os cinco anos de experiência credenciam Pelotas como "um dos maiores festivais da América Latina" na opinião do maestro Evandro Matté, diretor artístico do evento:
- Há dois tipos de repercussão: o que os alunos absorvem, em contato com grandes nomes de todo o mundo e do Brasil, e o que a comunidade recebe, por meio de um evento musical de nível absurdo, tudo com entrada franca. Nestes cinco anos, temos visto músicos estudando no Exterior após terem tido aula com professores de fora durante o festival.
Como de costume, o evento está longe de ser exclusivamente para iniciados. Haverá 42 espetáculos em diferentes pontos da cidade, como o Theatro Guarany, a biblioteca pública, o hospital espírita e até a Praia do Laranjal. Silvio Alves Bento, gerente de cultura do Sesc-RS, entende que o diferencial deste ano é a expansão da programação para a zona rural com concertos nas colônias Santo Antônio e Maciel:
- Por mais que digamos que o público de Pelotas já se apropriou do festival, o desafio maior é sempre estender as ações para a comunidade que não costuma sair de casa para ir a um espetáculo à noite.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, com regência de Antônio Borges-Cunha. Solista: Yamandu Costa (violão). Participação: Ernesto Fagundes (bombo leguero)
> Concerto para Violão e Orquestra, de Yamandu Costa
> Domingo (18/1), às 20h30min, no Theatro Guarany
Cuarteto 4Mil (Argentina)
> Obras de Piazzolla
> Segunda-feira (19/1), às 20h30min, no Theatro Guarany
Ópera Orfeu, de Monteverdi, produção da UFRGS, com regência de Diego Schuck Biasibetti
> Terça-feira (20/1), às 20h30min, no Theatro Guarany
Quinteto Porto Alegre
> Obras de Eric Ewazen e outros
> Dia 21, às 20h30min, no Theatro Guarany
Cia. Muovere e Orquestra Residente
> Obras de Vivaldi, Bach e Shostakovich
> Dia 22, às 20h30min, no Theatro Guarany
Renato Borghetti, Daniel Sá e Orquestra Unisinos Anchieta
> Obras de Borghetti, Daniel Sá e Alfred Hülsberg
> Dia 24, às 20h30min, na Praia do Laranjal
Orquestra Acadêmica, com regência de Ranson Wilson (EUA). Solista: Clarissa Borba (vibrafone)
> Obras de Ravel, Stravinsky e Ney Rosauro
> Dia 25, 20h30min, no Theatro Guarany
Orquestra Residente, com regência de Emmanuele Baldini. Solistas: Horácio Schaefer (viola) e Baldini (violino)
> Obras de Mozart e Michael Nyman
> Dia 27, no Theatro Guarany, às 20h30min
Orquestra Acadêmica, com regência de Evandro Matté. Solista: Michel Lethiec (clarinete, França)
> Obras de Gershwin, Bernstein, Villa-Lobos e Leonardo Martinelli
> Dia 30, às 20h30min, no Largo Edmar Fetter
INGRESSOS
A entrada gratuita dos recitais é por ordem de chegada. Ingressos para os concertos realizados no Theatro Guarany devem ser retirados, também gratuitamente, na bilheteria do teatro (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30). Sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível em troca. Cada pessoa pode retirar até um par de ingressos para cada espetáculo. A retirada ocorrerá conforme o seguinte cronograma:
Até domingo: para espetáculos realizados de domingo a terça-feira
De domingo a terça: para espetáculos realizados nos dias 21 e 22
Do dia 22 ao dia 25: para espetáculos realizados do dia 25 ao dia 27
Do dia 25 ao dia 27: para espetáculos realizados nos dias 28 e 29
ASSISTA ONLINE
Os concertos de abertura e de encerramento serão transmitidos pelo site sesc-rs.com.br/festival.