Cultura e Lazer

Diva ruiva

Chegam ao Brasil nos próximos dias três filmes estrelados por Julianne Moore

Entre as produções, estão "Para Sempre Alice", que consagrou a atriz com o Oscar, e "Mapas para as Estrelas", com o qual ela foi premiada no Festival de Cannes

Marcelo Perrone

Enviar email
Diamond Filmes / Divulgação
Julianne Moore em "Para Sempre Alice"

Três dos cinco filmes que Julianne Moore lançou em 2014 estão chegando ao circuito brasileiro. São títulos que ilustram o jogo de cintura dessa talentosa atriz para alternar projetos comerciais com trabalhos artisticamente empenhados, como os dois que lhe concederam uma consagração incomum na temporada.

Já com sessões de pré-estreia em Porto Alegre (veja salas e horários na página 4), Para Sempre Alice entra em cartaz na próxima quinta-feira. É o filme que valeu à norte-americana de 54 anos o Oscar de melhor atriz, em fevereiro, pelo papel de uma professora diagnosticada com Alzheimer. No próximo dia 19, estreia Mapas para as Estrelas, com o qual ela recebeu o troféu de melhor atuação feminina no Festival de Cannes, vivendo uma atriz decadente em busca do trabalho redentor. Em geral, as atrizes que alcançam essa dupla premiação em uma temporada o fazem com o mesmo filme. Somando as estatuetas erguidas anos atrás nos festivais de Berlim e Veneza, Julianne é agora uma das poucas atrizes na história reconhecida pelos mais importantes eventos do cinema mundial.

Leia mais notícias sobre cinema

Mas pelo caminho teve a performance dela como feiticeira do mal em O Sétimo Filho, que também entra em cartaz nesta quinta. A aventura fantástica massacrada pela crítica dos EUA foi a bola fora de Julianne em 2014, ano em que estrelou o thriller de ação Sem Escalas e o blockbuster Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, ambos já exibidos por aqui.

O ano de 2015, que começou reluzente para Julianne, contará com sua presença em pelo menos três longas-metragens. Na parte 2 de Jogos Vorazes: A Esperança, ela retorna ao papel da presidente Alma Coin. No drama Freeheld, aparece como uma policial lésbica que enfrenta o preconceito e uma batalha jurídica para assegurar benefícios legais a sua companheira. E Julianne, tão logo colocou na estante seu Oscar, começou a filmar a comédia romântica Maggie’s Plan, uma ciranda amorosa que enreda diferentes personagens. O sucesso de público está assegurado. A ver como a versátil Julianne vai se sair na nova rodada de premiações.

Para Sempre Alice - Estreia 12 de março
No papel que lhe valeu o Oscar de melhor atriz, Julianne vive Alice Howland, respeitada professora de linguística que começa a ter lapsos de memória em suas palestras. O diagnóstico de Alzheimer e o acelerado avanço da doença têm efeito devastador para ela e sua família. Direção de Richard Glatzer e Wash Westmoreland.


O Sétimo Filho  - Estreia 12 de março
Com produção conturbada e estreias postergadas nos últimos dois anos, esta fantasia assinada por Sergey Bodrov adapta o primeiro volume da série literária As Aventuras do Caça-Feitiço. Julianne  vive Mãe Malkin, poderosa bruxa que escapa do confinamento para encarar um jovem (Ben Barnes) caçador de espíritos e criaturas malignas.

Mapas para as Estrelas  - Estreia 19 de março
O cultuado diretor David Cronenberg apresenta uma crônica sarcástica de Hollywood e do mundo das celebridades. Entre tipos desajustados, fúteis e ambiciosos, Julianne  aparece como Havana, uma atriz decadente obcecada em refazer o filme que levou sua mãe ao estrelato nos anos 1960. Sua atuação, esnobada  pelo Oscar, foi reconhecida com o troféu no Festival de Cannes.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

20:45 - 23:30