
Como atrair o público jovem para o horário vespertino da televisão aberta em meio à crescente concorrência digital? Mais: como manter esse interesse por um programa mais velho do que a maior parte dos seus espectadores atuais?
Arthur Aguiar e Cláudio Heinrich celebram os 20 anos de Malhação
Completando 20 anos nesta sexta-feira, a novela adolescente Malhação encara esses desafios. E tem motivos para celebrar: com 18 pontos, a audiência média nacional da temporada 2015 já superou em um ponto a do ano passado. Na Grande Porto Alegre, a média de abril, até o dia 17, era de 19,9 pontos.
Nesta temporada, o programa aposta em uma mistura entre temas obrigatórios, da qual os roteiristas lançam mão desde 1995, e novos formatos, que tentam, incontornavelmente, aproximar-se da linguagem da internet.
O casal Perina - a saber, Pedro (Rafael Vitti) e Karina (Isabella Santoni), que acabaram se apaixonando também na vida real - é a marca da trama em 2015, repetindo uma fórmula antiga que aposta em dois jovens carismáticos que brigam e sofrem os traumas da adolescência.
- A diferença é que agora posso acompanhar o romance na vida real do casal Perina pelo Instagram dos dois - brinca Bruna Paulin, mestre em Comunicação e especialista em cultura, juventude e consumo.
Casal de Malhação assume o namoro na vida real
Atriz de Malhação fez aulas de guitarra para papel na novela
No cenário atual, os novos meios servem como propagadores do conteúdo, não só como concorrência. Se na década de 1990 a novela só era assunto em capas de revista e rodas de amigos, agora personagens viram memes e perfis nas redes sociais, são tema de vídeos no site do programa e alvo de discussões no WhatsApp. E, por ser uma novela voltada ao público jovem, early-adopters naturais (pessoas que adotam com rapidez as novas tecnologias), Malhação explora ao máximo as possibilidades de interação no ambiente virtual.
- Acho importante pensar na trama além da tela. O conteúdo de Malhação se estende na internet de diversas formas, e nós pensamos muitas destas ações já no roteiro - destaca Rosane Svartman, uma das roteiristas da trama. - Ao mesmo tempo, há muitos elementos que são inerentes ao universo jovem. Não dá para fugir da relação pais e filhos, por exemplo. Triângulo amoroso, então, quem nunca? A descoberta da sexualidade é outro tema importante nessa faixa etária, assim como as primeiras vezes.
3 personagens marcantes em 20 anos de malhação
Mocotó (André Marques)
De 1995 a 1999, o jovem irreverente e mulherengo frequentou todas as aulas da academia Malhação para paquerar as meninas. Depois, foi dono do bar Guacamole, ponto de encontro da galera.
Cabeção (Sérgio Hondjakoff)
Atrapalhado com as garotas, aprontou muita confusão de 2000 a 2005. Ao lado de Maumau (Cauã Reymond), adquiriu o Ogromóvel, um carro velho comprado com a intenção de atrair a mulherada.
Natasha (Marjorie Estiano)
Vocalista da Vagabanda, fez sucesso também na vida real: a música Você Sempre Será, interpretada por Marjorie, tocou muito nas rádios. Participou da novela de 2004 a 2006.
Relembre três personagens marcantes dos 20 anos de Malhação