Perto de todo mundo

Mostra em Porto Alegre lança projeto de curadoria e ações em espaços inusitados

A coletiva Perto de Nós é o cartão de apresentação da Aura Curadoria Contemporânea

15/04/2015 - 07h02min
Mostra em Porto Alegre lança projeto de curadoria e ações em espaços inusitados Reprodução/Luciane Bucksdricker
Foto de Luciane Bucksdricker integra exposição “Perto de Nós” Foto: Reprodução / Luciane Bucksdricker  

A coletiva Perto de Nós, com abertura nesta quarta-feira, é o cartão de apresentação da Aura Curadoria Contemporânea, nova plataforma que pretende aproximar a arte contemporânea de colecionadores e empresas. O projeto contempla a galeria de arte virtual de mesmo nome, a organização de exposições em lugares inusitados e o desenvolvimento de ações para marcas interessadas em vincular seu nome à arte.

O time de 19 artistas da mostra, no Loft da Vasco, dá o tom do projeto, que ambiciona renovar o circuito local. Entre os convocados, estão nomes como Fernanda Valadares, Luciane Bucksdricker, Ismael Monticelli, Nathalia García, Ubiratã Braga e Túlio Pinto. As curadoras Paola Fabres e Talitha Motter, também editoras da revista Arte ConTexto, selecionaram obras que versam sobre lugares físicos e imaginários. Um código QR acompanhará cada trabalho e, por meio dele, os visitantes poderão acessar o site aura.art.br, que terá uma versão virtual da exposição.

À frente da Aura está a arquiteta carioca radicada em Porto Alegre Bruna Bailune, responsável pela galeria online Prisma, lançada em 2014. Com a Aura, Bruna também quer representar artistas e vender obras, mas dará um passo além.

— Sinceramente, não acredito no modelo de venda pela internet como business sustentável. Tem que vir com outras propostas para a empresa ganhar força — avalia a empreendedora.

Bruna se inspira em marcas engajadas com a arte, como Adidas e Red Bull, e projetos como a exposição no antigo Hospital Matarazzo, em São Paulo, em 2014. A ação deu visibilidade ao grupo francês Allard, que logo depois da mostra começou a reformar o espaço. Segundo a arquiteta, há muitas empresas interessadas em associar sua imagem à arte e vários artistas abertos a projetos assim — o que falta é uma ponte entre eles:

— O financiamento cultural no Brasil é complicado, os artistas dependem muito de edital. Então, toda forma de patrocínio é bem-vinda. Alguns artistas ainda resistem, mas a maioria está cada vez mais aberta a esse tipo de iniciativa.

Leia mais notícias de artes visuais
Leia mais notícias de entretenimento

A Aura quer firmar parcerias com galerias, artistas, revistas, empresas e curadores. Em Porto Alegre e também no Rio e em São Paulo.

Perto de Nós

Exposição coletiva de lançamento da Aura Curadoria Contemporânea.

Nesta quarta-feira, às 19h. Loft da Vasco (Rua Vasco da Gama, 1.020), em Porto Alegre. Visitação de 20 a 24 de abril, das 14h às 20h. Gratuito.

Acesse a galeria virtual em www.aura.art.br

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.