
O Guion Center exibe a partir desta quinta-feira na Capital mais um representante recente do vigoroso cinema pernambucano: Permanência (2014) foi o vencedor do 19º Cine PE, conquistando os prêmios de melhor filme, atriz (Rita Carelli), atriz coadjuvante (Laila Pas), ator coadjuvante (Genézio de Barros) e direção de arte. Estreia em longa-metragem do jovem diretor Leonardo Lacca, o filme é uma parceria das produtoras Trincheira e Cinemascópio - esta do premiado O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho.
Leia mais matérias sobre cinema
Permanência conta a história de Ivo (Irandhir Santos), um fotógrafo recifense que vai fazer uma exposição em São Paulo e se hospeda na casa da ex-companheira (papel de Rita Carelli), agora casada com o arquiteto Mauro (Silvio Restiffe), ao lado de quem leva uma vida equilibrada. A chegada do ex-amante vai perturbar a relação entre os três, evocando reminiscências e ressentimentos mal disfarçados pelas convenções sociais e pelo cotidiano. O longa é uma espécie de desdobramento de Décimo Segundo (2007), curta de Lacca também protagonizado por Irandhir e Rita e igualmente focado na natureza ao mesmo tempo efêmera e insistente dos sentimentos.
A qualidade principal de Permanência é o investimento na sutileza: os ânimos dos personagens são revelados mais pelo olhar do que pela fala; as frases banais, os diálogos claudicantes e os silêncios constrangedores são mais eloquentes do que qualquer enunciação explícita a respeito do triângulo instável que se insinua em cena. A narrativa enxuta é marcada por signos e referências que ajudam a esboçar, sem estridência, uma paisagem emocional melancólica - como o pôster do pintor americano Edward Hopper pendurado no apartamento, que mostra uma solitária mulher nua, reproduzido depois por Rita em uma cena casual, ou a música dolente composta por Jon Wygens, que ecoa as trilhas dos filmes de David Lynch, cineasta citado anteriormente por Ivo. Em Permanência, a lembrança do amor é despertada como o retrogosto de um saboroso café - uma imagem recorrente no filme.
Permanência
De Leonardo Lacca
Drama, Brasil, 91min, 12 anos
Estreia no Guion Center 2 (19h, 20h40) e no Guion Center 3 (14h50, 16h35).
Cotação: 4 de 5