
O projeto Discografia Pop Rock Gaúcho não se abalou com a crise que tem feito eventos culturais sofrerem cortes e cancelamentos em 2015. Ao contrário: a iniciativa, que desde 2010 promove shows com grupos tocando álbuns clássicos na íntegra, traz duas bandas a mais neste ano, totalizando seis apresentações - em 2014, foram quatro atrações em duas noites.
Desta sexta-feira até domingo, a partir das 19h, passarão pelo palco do Opinião Da Guedes, Comunidade Nin-Jitsu, Graforreia Xilarmônica, Ultramen, Esteban e Chimarruts. A ampliação foi possível pelo aumento na captação de verbas para o projeto, via lei de renúncia fiscal. Foram cerca de R$ 150 mil a mais no orçamento, que alcança quase R$ 500 mil.
Leia outras notícias sobre música
- É um evento muito querido pelo público e pelo meio cultural, fazendo com que as marcas queiram se associar - explica Lelê Bertholacci, idealizador do projeto.
Além de tocar na íntegra o álbum proposto, mantendo a ordem das faixas, as bandas ficam livres para escolher mais duas músicas para o final do show.
Marcelo Birck, guitarrista da Graforreia Xilarmônica, já participou do Discografia em 2010, tocando Coisa de Louco II. Ele resume por que o projeto é atrativo para os músicos:
- É uma boa oportunidade para exibir o trabalho e fazer um show diferente do habitual.
A acolhida das bandas é um estímulo para Lelê:
- Vamos seguir crescendo. Meu sonho seria ter o Humberto Gessinger tocando Longe Demais das Capitais no ano que vem, quando o disco completa 30 anos. Depois que vi Kleiton & Kledir tocando o grande clássico deles (o segundo disco homônimo, de 1981), me convenci de que nada é impossível.
Conheça os discos que serão tocados:
QUIZ: você sabe tudo sobre a discografia do rock gaúcho?
Agende-se:
Sexta-feira, 19 de junho
19h - Da Guedes toca Morro Seco Mas Não Me Entrego, de 2002
20h30min - Comunidade Nin-Jitsu toca Maicou Douglas Syndrome, de 2001
Sábado, 20 de junho
19h - Graforreia Xilarmônica toca Chapinhas de Ouro, de 1998
20h30min - Ultramen toca Olelê, de 2000
Domingo, 21 de junho
19h - Esteban toca Adiós, Esteban, de 2012
20h30min - Chimarruts toca Chimarruts, de 2002
Opinião (José do Patrocínio, 834) | Abertura da casa: 17h | Ingressos: entrada franca, com entradas distribuídas no dia de cada show, ao meio-dia, na bilheteria do Opinião, limitado a dois ingressos por CPF