
Atualização: a mostra de filmes anunciada nesta reportagem não será mais realizada. Segundo informou Carlos Schmidt, proprietário do Guion Cinemas, após a publicação, a empresa responsável pela transporte dos filmes não os entregou no prazo acertado, obrigando o cancelamento da programação.
Na semana em que celebra 20 anos de atividades no centro comercial Nova Olaria, o Guion Center apresenta a partir desta quinta uma programação especial com clássicos e longas que marcaram época no espaço da Cidade Baixa. São quatro filmes, que se juntam a outros títulos recentes que cativaram cinéfilos porto-alegrenses e, nas últimas semanas, voltaram a cartaz no local. Leia mais sobre as quatro novidades a seguir.
"Queimada!"
Parceria do mestre do cinema político Gillo Pontecorvo com o astro Marlon Brando (foto à direita), este alegórico longa de 1969 fala sobre as relações de dominação e poder a partir de uma revolta de escravos numa ilha caribenha, revolução fomentada por um oficial inglês.
"Um Dia Muito Especial"
Marco do cinema italiano assinado por Ettore Scola em 1977. Na trama deste melodrama de tintas políticas, Marcello Mastroianni e Sophia Loren (os dois na foto abaixo) se encontram em uma Roma parada devido ao histórico encontro entre Mussolini e Hitler para firmar a aliança entre fascistas e nazistas.
"Labirinto de Paixões"
O segundo longa comercial de Pedro Almodóvar foi lançado m 1982. O filme acompanha o explosivo romance entre uma nifomaníaca (Cecilia Roth) e o filho de um nobre árabe (Imanol Arias) ambientado no efervescente underground madrilenho. Antonio Banderas também está no elenco.
"Elsa & Fred"
Esta produção argentina de 2005, recentemente refilmada em Hollywood, tem direção de Marcos Carnevale. É um filme que ilustra uma das características do Guion Center: a de apresentar títulos que caem no gosto dos porto-alegrenses e ali ficam em cartaz por muito tempo. No caso, a história de amor de um casal de idosos (China Zorrilla e Manuel Alexandre) permaneceu 28 semanas em exibição ininterrupta. O novo recordista, o também argentino Relatos Selvagens, está em cartaz há 36 semanas.