Cidadão reinventado

Duca Leindecker busca se redescobrir musicalmente em novo DVD

"Plano Aberto" contém homenagem ao irmão Luciano, parceiro de Cidadão Quem, morto em 2014

17/07/2015 - 16h38min
Duca Leindecker busca se redescobrir musicalmente em novo DVD Edu Defferrari/Divulgação
Em "Plano Aberto", Duca Leindecker toca violão, guitarra, baixo, piano e percussão Foto: Edu Defferrari / Divulgação  

Duca Leindecker vive uma fase de reinvenção. Quer testar novas melodias, investir em outros instrumentos, pensar em formas diferentes de fazer música. E é com o DVD Plano Aberto, que tem lançamento previsto para 29 de julho, que o músico quer apresentar essa redescoberta musical aos fãs.

– A questão maior é captar a vibe atual, uma coisa um pouco renascentista de se descobrir, buscar coisas novas Por isso, o nome do DVD é Plano Aberto – diz o músico, eufórico, por telefone, interrompendo o papo de tempos em tempos, já que assistia ao DVD pronto pela primeira vez durante a entrevista.

No estilo homem-banda, Duca Leindecker divulga novo trabalho solo
Duca Leindecker presta homenagem ao irmão Luciano
Duca Leindecker conta quais são seus programas favoritos
Músico e escritor, Duca autografou lançamento na Feira do Livro

Gravadas em novembro, em duas sessões lotadas na Associação Leopoldina Juvenil, as 20 faixas do show mostram Duca passeando pelas diversas fases de sua carreira: o pop da Cidadão Quem, a poesia do Pouca Vogal e a percussão do projeto Voz, Violão e Batucada estão presentes. Não é à toa que, nos 80 minutos de gravação, o músico toca guitarra, baixo, piano e percussão. Com direção de Rene Goya, o registro tem, segundo Duca, um só foco: a música.

A empolgação é também uma forma de superação. Nove dias após gravar o DVD, Duca perdeu o irmão e companheiro de Cidadão Quem, Luciano Leindecker, que tinha 42 anos e morreu vítima de um câncer na medula óssea. O episódio o fez deparar com uma encruzilhada: ou buscava nisso energia para seguir cantando ou “se atirava da janela”.

– Perdi minha banda inteira. O Cau (Hafner, primeiro baterista da Cidadão Quem) morreu, depois o Luciano. É uma coisa muito louca, mas tudo isso se transforma em energia, e quem decide como usar é tu: vou me afundar, ir para casa, me deprimir, me jogar da janela? Essa energia não fica parada, tem que ser direcionada. Eu direcionei para fazer música.

Luciano recebe uma homenagem em Plano Aberto: em Ronco do Vulcão, Duca faz um dueto com o irmão. Os dois cantam juntos – ele no palco e Luciano em um vídeo gravado na sala da casa. Além dele, participam do DVD Humberto Gessinger, parceiro de Pouca Vogal, e Tiago Iorc. No mesmo dia do lançamento, serão anunciadas as datas da turnê, que começa em 31 de julho, em Caxias do Sul.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.