
Com a ideia de mostrar a riqueza e a diversidade das violas brasileiras, o projeto Sonora Brasil Sesc realiza sua 18ª edição com turnês por diferentes cidades do Estado, sempre levando destacados instrumentistas. Serão quatro circuitos: Violas Singulares (em agosto), Violas Caipiras (setembro e outubro), Violas em Concerto (em outubro) e Violas Nordestinas (outubro e novembro). Além das turnês, esses eixos estarão reunidos na 2ª Mostra Sonora Brasil, de 25 a 30 de agosto, no Teatro do Sesc Centro, em Porto Alegre. As entradas para todas as apresentações são gratuitas.
O circuito Violas Singulares, que começa neste sábado (1/8), em Canoas (veja a programação abaixo), reúne três músicos que tocam variações do instrumento que não foram difundidas além de suas regiões de origem. Sidnei Duarte, do Mato Grosso, vai mostrar a viola-de-cocho, instrumento sobre o qual desenvolve pesquisa acadêmica; Rodolfo Vidal apresentará a viola fandangueira ou caiçara, com a qual travou contato na infância, em Cananeia (SP); e Maurício Ribeiro chega com a viola-de-buriti, variação do instrumento típica do Tocantins. Também participarão do projeto, nos próximos meses, os violeiros Levi Ramiro e Paulo Freire (Violas Caipiras), Fernando Deghi e Marcus Ferrer (Violas em Concerto) e o trio Antonio Madureira, Ivanildo Vilanova e Cassio Nobre (Violas Nordestinas).
Em 2016, chegará ao Estado o circuito Cantos de Trabalho, com grupos que apresentam a música como expressão de atividades laborais rurais e urbanas.
PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO
Veja a programação do Circuito 1 - Violas Singulares, com Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro, sempre com entrada franca:
> Canoas - Neste sábado (1/8), às 20h, na Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, 6.270)
> Montenegro - Domingo (2/8), às 16h, no CTG Estância do Montenegro (Rua José Luiz, 1.910)
> Camaquã - Segunda-feira (3/8), às 20h, no Teatro do Sesc (Rua Marcírio Dias Longaray, 1)
> Pelotas - Terça-feira (4/8), às 20h, na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório, 103)
> Alegrete - Dia 6, às 20h, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, s/nº)
> Ijuí - Dia 7, às 20h, no Teatro do Sesc (Rua Crisanto Leite, 202)
> Santa Rosa - Dia 8, às 20h, no Teatro do Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)
> Passo Fundo - Dia 9, às 20h, no Teatro Sesc Passo Fundo (Avenida Brasil, 30)
> Carazinho - Dia 10, às 20h, no Auditório do Colégio Aparecida (Rua Bernardo Paz, 114)