
Uma dupla de popstars que aterroriza a vizinhança com suas extravagâncias e a rotina festeira herdada da infância e juventude no subúrbio carioca. Esse é o ponto de partida de Mister Brau, série que a Globo estreia nesta terça-feira, depois de A Regra do Jogo. Com roteiro final de Jorge Furtado, o programa chega para ocupar a lacuna deixada pelo fim de Tapas & Beijos e é protagonizado por Lázaro Ramos e Taís Araújo, que interpretam o astro com fama internacional que dá nome ao projeto e sua esposa, a bailarina e empresária Michele.
- Brau é um cara que, assim como eu, gosta de manter suas raízes. Por mais que ganhe muito bem e tenha uma vida repleta de luxos, ele não esquece o passado e isso cria um conflito com as pessoas que moram em seu condomínio - adianta Lázaro, que não esconde o orgulho em, mais uma vez, atuar ao lado da mulher, a atriz Taís Araújo.
Lázaro Ramos e Taís Araújo estrelam nova atração da RBS TV
Na história, Brau e Michele namoram desde a adolescência e passaram a maior parte da vida em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Até que, graças à junção do talento dele para a música e do direcionamento traçado por ela para a carreira do companheiro, Brau se torna um ídolo mundial que serve de inspiração para outros artistas, com sua mistura de gêneros que vai do pop até os ritmos latinos e africanos.
- Essa é uma história alegre e divertida, mas que também fala sobre tolerância e sobre aceitar o diferente. E que exige um trabalho artístico completo do Lázaro e da Taís, uma dupla com quem eu já queria trabalhar há bastante tempo - explica Jorge Furtado.
O contraponto das duas celebridades está justamente na casa em frente à mansão comprada pelo cantor na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, povoada pela classe emergente da capital carioca. Ali vivem Henrique e Andréa, papéis de George Sauma - que segue firme no elenco do Zorra Total, iniciando uma jornada dupla na TV - e Fernanda de Freitas. Ele se torna o advogado da dupla e, com isso, encontra uma forma de capitalizar todo o desconforto causado pelos novos vizinhos. Já a dondoca não mede esforços para se livrar dos desafetos.
Primeiro episódio de "Sexo e as Nega": muito barulho por nada?
- Fico feliz por, mais uma vez, poder trabalhar com comédia na televisão. Fui abraçada por esse gênero e, até agora, considero que só tive benefícios com isso - avalia Fernanda, que mal saiu do ar na pele da invejosa Flavinha, de Tapas & Beijos. O elenco reúne ainda nomes como Daniel Dantas, Kiko Mascarenhas, Luís Miranda, Claudia Missura e Guta Stresser, entre outros.
Como os principais conflitos entre os personagens acontecem nas casas do condomínio de luxo da trama, a Globo alugou duas residências no Santa Mônica Jardins, na própria Barra da Tijuca, citada no texto. Só para se ter uma ideia, um imóvel no local chega a custar R$ 12 milhões, R$ 2 milhões a menos que o salário mensal de Brau, de acordo com o texto da série.
- Eu nem tenho ideia do que faria se ganhasse tudo isso. Acho que nem sei escrever, tamanha é a quantidade de zeros - brinca Taís. Com isso, mais de 80% das cenas se passam em externas. - Só temos em estúdio o quarto do casal - entrega a atriz.
Como se trata de uma história que envolve música, cerca de 20 canções serão compostas para a primeira temporada, que contará com 13 episódios. E, pelo menos por enquanto, só Lázaro soltará a voz em cena.
- A Taís fica mais com a parte da dança, das coreografias - explica o ator. Nada impede, porém, que a atriz também dê expediente como cantora no futuro, algo que já fez quando interpretou a "empreguete" Maria da Penha na novela Cheias de Charme (2012, na Globo).
- Mas não tenho a menor vocação para isso - assume.
Aposta alta
A expectativa é grande em torno de Mister Brau. As chamadas na TV começaram com depoimentos de Ivete Sangalo, Lulu Santos e Carlinhos Brown sobre o músico fictício, como se ele fosse de fato real. Uma situação que, segundo Lázaro, chegou a confundir parte do público.
- Ouvi nas ruas que havia um cantor que era igualzinho a mim - conta, às gargalhadas. Outro ponto que a Globo decidiu trabalhar de forma diferenciada foi a interação com a internet. Um site, no endereço www.misterbrau.com.br, já trata o personagem como real e espera movimentar os acessos do portal GShow, da emissora.
- A gente rala como se fosse popstar, mas tem salário de ator mesmo - brinca Taís, que, além de decorar o texto, se dedica às gravações de clipes para a série e para o site e às aulas com as coreografias utilizadas nas apresentações musicais.
Ao contrário do que acontece com a maior parte da linha de shows da Globo, em que os projetos são testados antes de ganhar uma segunda temporada, Mister Brau já tem a segunda leva de episódios garantida. As gravações começam no início de 2016 e a exibição está prevista para ir ao ar no primeiro semestre do ano que vem.
- Isso foi decido em função da otimização de custos. Vai facilitar não só a produção, com a organização das agendas da equipe, como também na redução dos gastos - justifica o diretor Maurício Farias, que não demonstra interesse em garantir um espaço fixo na grade da Globo durante o ano inteiro.
- Cada vez mais esse formato vai mudar e se aperfeiçoar no Brasil. Pode ser que aconteça no futuro, mas acho que a tendência é valorizarmos um número mais enxuto de episódios.