"Arquivo X" estreia 10ª temporada nesta segunda-feira

Uma das mais cultuadas séries de ficção cíentica volta à televisão após 14 anos

23/01/2016 - 16h05min
"Arquivo X" estreia 10ª temporada nesta segunda-feira Fox/Divulgação
Os agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) estão de volta Foto: Fox / Divulgação

Foram 14 anos de espera, e os fãs estão ansiosos para matar a saudade dos agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully. Na segunda-feira, a partir da meia-noite, na Fox, os brasileiros vão conferir o primeiro episódio da 10ª temporada de Arquivo X – nos Estados Unidos, a estreia será neste domingo. E a volta de uma das séries mais importantes de ficção científica da história chega com episódio duplo.

Serão seis novos capítulos da trama estrelada por David Duchovny (Mulder) e Gillian Anderson (Scully). Antes das novidades, a Fox preparou uma maratona com 22 episódios considerados essenciais para o público ir entrando no clima. Serão exibidos em sequência, a partir da meia-noite deste domingo.

Nova temporada de "Arquivo X" já tem data de estreia

E o que esperar desse que é um dos reencontros mais aguardados da década na TV? Chris Carter, criador e roteirista da atração, já adiantou que o conceito de Arquivo X foi expandido para além de investigação de casos sobre extraterrestres e atividades paranormais e agora inclui também temas comuns nos Estados Unidos, como vídeos de monitoramento, cidades sendo espiadas e governos vaidosos.

50 séries que você tem que assistir na Netflix e em outros serviços de streaming

Segundo Carter, essa nova temporada terá episódios independentes, que manterão a essência da série original. Elementos dos anos 1990, como fotos impressas, serão misturados à tecnologia atual. O roteirista acredita que, talvez, a inserção das inovações tecnológicas possa causar um certo estranhamento nos fãs.

No episódio de estreia, Mulder e Scully estão separados. Ele está desempregado. Ela trabalha com doenças misteriosas. Reunida novamente, a dupla vai acompanhar o caso de uma possível abdução extraterrestre. 

Na semana passada, em evento da Associação dos Críticos de TV dos EUA, Carter revelou que o último episódio vai terminar com um “grande gancho”, abrindo espaço para novas temporadas. Ele disse ainda que já tem roteiro pronto para um terceiro filme sobre a série, mas que só irá negociar com a Fox após a exibição desta nova temporada.

Daniel Feix: "Making a Murderer" é uma obra-prima do documentário

Arquivo X tranformou-se em um clássico do sci-fi mundial no período em que a internet ainda engatinhava. Estreou em 1993 e teve nove temporadas. Fez tanto sucesso que conquistou 16 Emmy e cinco Globo de Ouro.

DESVENDANDO A SÉRIE

Arquivo X estreou em 1993 e teve nove temporadas. No total, foram 202 episódios. Foram produzidos ainda dois longas sobre a trama: Arquivo X: O Filme (1998) e  Arquivo X: Eu Quero Acreditar (2008).

A série mostra dois agentes do FBI que trabalham no departamento de casos misteriosos, os chamados arquivos X. Fox Mulder (David Duchovny) é o agente que dedica-se a desvendar o oculto. Dana Scully (Gillian Anderson) é a cética médica que deveria pôr as teorias do colega à prova.

Objetos da série Arquivo X viram peça de museu em Washington

Criada por Chris Carter, foi a primeira produção a ter informações escondidas. Ou seja, tem uma trama central que costura as temporadas e requer que o público vá montando um quebra-cabeças para chegar à resolução do mistério que envolve a história.

Também inaugurou a era das séries (policiais ou médicas) com colegas de trabalho que passam por uma tensão sexual que demora para se resolver.

Leia todas as notícias sobre séries

Outra inovação de Arquivo X foi na sua estrutura diferente de temporadas – que é reproduzida até hoje: estreias cercadas de expectativa, episódios duplos e finais de temporadas com ganchos para a seguinte. Até então, nenhuma outra produção usava o “to be continued”.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.