
Uma coletânea com artigos de autoria do escritor, semiólogo e filósofo Umberto Eco sobre temas contemporâneos deve chegar às livrarias italianas em março. O lançamento foi anunciado pelo editor Mario Andreose em um comunicado lançado após a morte do escritor.
O livro sera lançado pela editora italiana La Nave Di Teseo e consistirá em uma coletânea de textos que o autor escreveu para sua coluna no jornal italiano L'Expresso entre 2000 e 2015.
Seu título original será Pape Satan Aleppe, referência a um verso de Dante Alighieri contida em Inferno, o primeiro volume de A Divina Comédia. O verso é famoso pela incerteza sobre seu significado, tendo, ao longo do tempo gerado debates e teorias diversas por parte de estudiosos.
Umberto Eco vinculou-se à editora independente La nave di Teseo após sua editora antiga, a Bompiani, ser comprada pelo grupo Mondadori, de propriedade da família Berlusconi. Umberto Eco foi um grande crítico da política do ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.
Mario Andreose aproveitou a ocasião para anunciar que o funeral de Eco ocorrerá na próxima terça-feira (23) no Castelo Sforzesco, em Milão. O local contém obras de grandes artistas do Renascentismo como Leonardo Da Vinci e Michelangelo e podia ser visto de uma das janelas da casa onde o escritor vivia. A cerimônia, a pedido de Eco, um ateu convicto, será laica.
Umberto Eco morreu na sexta-feira (19) em sua casa em Milão, na Itália. O motivo da morte do autor, que lutava contra um câncer, ainda não foi revelado.