
A história de Harry Potter aparentemente tinha se encerrado com o lançamento do sétimo livro, As Relíquias da Morte (2007), que ganhou versão para o cinema entre 2010 (parte 1) e 2011 (parte 2). Mas, na prática, a história segue viva e não está restrita ao imaginário dos fãs. O universo criado por J.K. Rowling continua encantando crianças e adultos, seja de obras escritas, peças de teatro ou filmes. Conheça os principais desdobramentos da saga do menino bruxo.
Visita a Hogwarts
Não é só na imaginação que vive Harry Potter. Hoje, é possível visitar diferentes pontos turísticos que materializam os principais ambientes da série. No Universal Studios, em Orlando, nos Estados Unidos, fica o Wizarding World of Harry Potter, que, além dos tradicionais brinquedos de parques de diversão, reproduz o Castelo de Hogwarts, a vila Hogsmeade, o Expresso de Hogwarts e o Beco Diagonal - também há um parque no Japão, e a Universal deve inaugurar outro em abril na Califórnia. Já quem for a Kings Cross, em Londres, pode tirar uma foto como se fosse o próprio Harry atravessando a parede da Plataforma 9 3/4 para pegar o trem em direção à Escola de Magia e Bruxaria. Também na capital da Inglaterra é possível fazer o Warner Bros. Studio Tour London, com visitas ao estúdio e experiências que vão desde fazer compras temáticas a voar em uma vassoura mágica com a tecnologia chroma-key.
Leia mais:
Livro considerado o oitavo da saga "Harry Potter" tem lançamento previsto para julho
VÍDEO: escola de bruxaria tem aulas de voo, quadribol e formatura
Com roteiro de Jack Thorne, a história da peça Harry Potter and The Cursed Child surgiu da ideia de J. K. Rowling, a autora original da saga, em parceria com John Tiffany e o próprio Thorne. A produção estreia oficialmente dia 30 de julho, em Londres, com Jamie Parker na pele de Harry, Paul Thornley como Rony e Noma Dumezweni interpretando Hermione. A última escalação gerou comentários pelo fato de a atriz ser negra. Rowling saiu em defesa da artista, afirmando que não descreve a personagem como branca e, portanto, está totalmente de acordo com o elenco. No novo enredo, Harry é um funcionário do Ministério da Magia, pai de três filhos. Enquanto luta com um passado que se recusa a ficar onde deveria, seu filho do meio, Alvo, batalha com o peso de uma história familiar que ele nunca quis. Esse será o ponto de partida da nova história. Detalhes ainda não foram divulgados.
Mundo digital
Primeiro surgiram os sites feitos por fãs na saga, como o Potterish (potterish.com) e o Beco Diagonal (becodiagonal.com.br), uma mão na roda para os fãs brasileiros numa época em que as informações sobre a saga na internet eram basicamente em inglês - os dois sites já têm mais de uma década cada. Depois, entre 2011 e 2012, foram lançadas as versões beta e final do Pottermore, plataforma criada por J.K. para se comunicar com o público. Além de jogos, ainda há outras produções literárias da autora, notícias e uma loja. Outra aposta digital foi no universo dos games: todos os oito filmes têm seu respectivo jogo da Eletronic Arts. A Lego lançou o Lego Creator: Harry Potter e Lego: Harry Potter Years 1-4 e Years 5-7, também jogos digitais.
Mais publicações
Enquanto escrevia a saga de Harry Potter, J. K. Rowling também publicou três livros que pertenceriam à biblioteca da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Em 2001, saíram Quadribol Através dos Séculos, de Kennilworthy Whisp, e Animais Fantásticos e Onde Habitam, creditado a Newt Scamander - ambos são pseudônimos de J.K. No primeiro, são explicadas as regras do quadribol, o mais famoso esporte bruxo, e a história dos principais times do mundo, como os Chudley Cannons, do qual Rony Weasley é torcedor fanático. Em Animais..., a autora cataloga as criaturas mágicas que fazem parte do universo Potter. Depois, em 2008, foi publicado o livro Os Contos de Beedle, o Bardo, que contém a história dO Conto dos Três Irmãos - que amarra toda a trama de Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Fora isso, ainda existem aqueles que explicam aos trouxas (os não bruxos) como foram feitos os filmes da série, a exemplo de Harry Potter: a Magia do Cinema, O Livro dos Personagens de Harry Potter, O Livro das Criaturas de Harry Potter e Os Lugares Mágicos dos Filmes de Harry Potter, além de Harry Potter and the Artifact Vault, ainda sem versão em português - mas nem todos são assinados por J.K.
Novidade no cinema
Está previsto para 17 de novembro o lançamento do primeiro filme spin-off de Harry Potter, inspirado em um dos livros que J. K. escreveu para a biblioteca de Hogwarts. Animais Fantásticos e Onde Habitam conta a história de Newt Scamander (Eddie Redmayne), que chega a Nova York com uma mala cheia de criaturas mágicas. Algumas delas escapam e, claro, o bruxo precisa recuperá-las. O longa não antecede ou dá sequência à história central de Harry, mas é uma expansão de seu universo - os fatos narrados na produção teriam acontecido 70 anos antes de Hagrid derrubar a porta dos Dursley e dizer a Potter que ele era um bruxo. No elenco, ainda estão Katherine Waterston, Ezra Miller, Alison Sudol, Colin Farrell e Dan Fogler.
O oitavo livro
Neste ano, foi anunciada outra novidade de Cursed Child: a história contada na peça vai virar livro, com lançamento em 31 de julho - oficialmente, será a oitava história de Harry. Depois, a publicação será substituída por uma edição definitiva de colecionador. Houve muita confusão sobre a nova obra, já que os mais apressados acharam que seria um novo romance. Mas J.K. esclareceu que será uma versão do roteiro do espetáculo.
*Contribuiu Vitória Lemos