O dia 13 de julho marca a data em que se celebra um dos gêneros musicais mais importantes da história e os artistas que o tornaram popular. Comemorado em eventos, shows e músicas, o Dia Mundial do Rock também marca presença na programação de TV. Entre filmes e apresentações históricas, o que não faltam são atrações para agradar os fãs da guitarra, do baixo e da bateria. Confira a programação de TV do Dia Mundial do Rock.
Leia mais:
Os 20 maiores shows internacionais de rock que Porto Alegre já viu
X factor Brasil: produtora lança nota se desculpando de problemas nas audições
A TV Cultura vai apresentar uma entrevista com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, ex-membros do Legião Urbana, que saem em turnê de comemoração aos 30 anos da banda, com participações de André Frateschi (vocalista), Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (baixo) e Roberto Pollo (teclados). O bate-papo vai ao ar no programa Metrópolis, a partir das 23h.
No Canal Bis, a comemoração fica por conta das mais de 15 horas de programação, com direito a shows e documentários de nomes consagrados do rock 'n' roll, como Elvis Presley, David Bowie e Jimi Hendrix. A partir das 8h, com o programa Chuck Berry: Rock N Roll, a programação do canal vai homenagear os nomes que formaram o gênero musical. A programação, que pode ser conferida no site do canal, termina às 23h30min, com um show da banda Alabama Shakes.
Já no canal de filmes Megapix, a homenagem se dá por meio das trilhas sonoras. Para marcar a data, a emissora selecionou longas que têm em sua trilha sucessos do rock, como Homem de Ferro (que é embalado por Iron Man, do Black Sabbath), às 19h20min, e Armageddon (que tem I don't want to miss a thing, do Aerosmith, na trilha), às 23h50min – é possível ver a programação completa no site do canal.
Os serviços de streaming também entraram nas homenagens: o Telecine Play listou 10 produções que têm a ver com a data, da cinebiografia Jimi: Tudo a meu favor, a respeito de Jimi Hendrix, a Svengali: Gigantes do Rock, enquanto o Net NOW separou uma série de shows e documentários para seus assinantes, incluindo bandas e artistas como Queen e Paul McCartney.