Diversão

Cinco coisas para fazer no feriado de 7 de Setembro

Tem música, teatro, exposições e bate-papo em Porto Alegre

07/09/2016 - 14h02min | Atualizada em 07/09/2016 - 14h02min

Ira! Folk no Teatro do Bourbon Country

Scandurra e Nasi voltam a Porto Alegre com turnê acústica do Ira! Foto: Carina Zaratin / Divulgação

A reconciliação de Nasi e Scandurra deu ao Ira! uma inesperada sobrevida. Nos últimos anos, a banda tem excursionando pelo Brasil lotando shows com os grandes sucessos de sua carreira. Esse olhar para o passado continua com a turnê Ira! Folk, que traz o núcleo base do grupo executando as mesmas canções do giro anterior, só que em formato acústico. É uma boa oportunidade de ver como se comportam, desplugadas, canções nascidas elétricas. O filho de Scandurra, Daniel, acompanha a dupla no palco com violão e baixolão. É nesta quarta, às 20h, no Teatro do Bourbon Country (Tulio de Rose, 80), em Porto Alegre. Os ingressos custam de R$ 80 a R$ 180.

Sonora Musical no São Pedro

O músico Bebeto Alves é um dos destaques do Sonora Musical Foto: Simone Schlindwein / Divulgação

Rola nesta nesta quarta-feira, no Theatro São Pedro, o Sonora Musical, com apresentação dos vencedores do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A entrada é franca e os show estão marcados para começar às 15h, no Multipalco, com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, que tocará clássicos de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnatalli, Astor Piazzola, Luiz Gonzaga e Lupicínio Rodrigues. Na sequência, às 16h, também no Multipalco, rola bate-papo sobre os projetos Ovo Festival Sonoro, Fauna Festival e Incubadora da Música. No palco do Theatro São Pedro, às 17h, a banda Capitão Rodrigo e o cantor Bebeto Alves mostram seus trabalhos. Além de música, o Sonora Musical terá feira de gastronomia e cerveja artesanal.

Peça "Movimentos sobre rodas paradas" no Túlio Piva

Atores de "Movimentos sobre rodas paradas" Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

A Cia. In.Co.Mo.De-Te apresenta, até domingo, o espetáculo Movimentos sobre rodas paradas. Composta por cinco esquetes escritas por Nelson Diniz com direção de Carlos Ramiro Fensterseifer, a peça é realizada dentro e no entorno de carros estacionados no Teatro de Câmara Túlio Piva (República, 575). A escolha da locação tem justamente o objetivo de chamar a atenção para um histórico teatro da Capital fechado desde 2014. Referências ao trânsito e à cidade estarão presentes na cenografia, que contará com cones e fitas de isolamento, e nos figurinos, baseados em cores como o laranja dos uniformes de trabalhadores urbanos. O espetáculo está marcado para começar às 20h e a entrada é franca. Em caso de chuva, não haverá espetáculo.

Marlui Miranda na UFRGS

Foto: Gal Oppido / Divulgação

A artista e pesquisadora Marlui Miranda é a convidada deste mês do Unimúsica. Cantora, compositora e arranjadora, Marlui dedica-se há quase trinta anos à música indígena, trajetória que fez dela a mais importante intérprete e pesquisadora do tema no Brasil. Já são dez álbuns registrando o cancioneiro indígena e Fala de bicho, fala de gente, que lhe rendeu o Prêmio da Música Brasileira de melhor cantora em 2015, traz 15 faixas inspiradas em cantigas de ninar da tribo Juruna. Marlui será entrevistada nesta quarta na Sala 2 do Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110) pelos artistas Laura Backes e Daniel Ezirik e por James Mello, aluno-bolsista da UFRGS TV. Nesta quinta, ela apresenta Fala de bicho, fala de gente, seu mais recente trabalho, no Salão de Atos da UFRGS. Ambos os eventos ocorrem às 20h e a entrada é franca, com retirada de senha.

Lianna Tim e Clara Pechansky no Margs

Obra da artista Clara Pechansky Foto: Clara Pechansky / Divulgação

A produção das artistas Clara Pechansky e Liana Timm pode ser conferida nesta quarta no Margs (Praça da Alfândega, s/nº). As figuras humanas de Clara receberam curadoria das historiadoras da arte e professoras da UFRGS Joana Bosak e Paula Ramos na exposição Rememórias. Já Liana artista multimídia, arquiteta, poeta e designer, ganhou curadoria de Lenira Fleck na mostra individual Doce holandês na Pinacoteca do Margs. A entrada é franca.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.