Moda televisiva

Pesquisa da UFSM busca avaliar o consumo de moda em telenovelas

Questionário tem 44 perguntas, e dados serão mantidos no anonimato

Por: Michelle Teixeira
09/09/2016 - 07h07min | Atualizada em 09/09/2016 - 10h42min
Pesquisa da UFSM busca avaliar o consumo de moda em telenovelas Globo/Divulgação
Personagens de Giovanna Antonello, como Atena de "A Regra do Jogo", são referência de estilo para muitas telespectadoras Foto: Globo / Divulgação

Coordenada pelas professoras do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Veneza Ronsini e Liliane Brignol e composta pelos pesquisadores Sandra Depexe, Camila Marques e Otávio Chagas, a pesquisa "Consumo de moda e telenovela¿ quer ouvir os amantes de moda e novela.

Leia outras matérias da coluna Stagione

Por meio de um questionário, a pesquisa busca entender a relação entre moda e ficção televisiva. Inferir sobre o modo que se dá a interferência de personagens de novelas – em especial quanto aos seus figurinos – nas nossas escolhas cotidianas, como o ato de vestir-se.    

Conheça as coleções criadas pelos formandos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Unifra 

O projeto faz parte do grupo Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva (Obitel Brasil) e é apoiado pela Globo Universidade. A previsão é de que a pesquisa seja finalizada até março do ano que vem. Os dados levantados serão apresentados em um evento na USP, previsto para o final de 2017.  

Blogueiros de Santa Maria lançam o Friends Influencers, grupo que produz conteúdo para marcas

– A ideia principal é mesmo refletir sobre a cultura participativa, que é um dos focos centrais do evento, sem deixar te atentar para as interações que se estabelecem entre ficção e cotidiano – avalia Camila Marques, doutoranda em comunicação da UFSM.

E quem quiser participar, pode ficar bem tranquilo, pois as respostas serão utilizadas somente para fins acadêmicos. Nome e demais dados serão mantidos no anonimato. 

O questionário pode ser acessado neste link e estará disponível até a o final da próxima semana. O material possui 44 questões e pode ser respondido, tranquilamente, em menos de 10 minutos.  Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail: obitelufsm@gmail.com. 


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.