Guinness Book

Ana Rosa conta como virou a atriz recordista de novelas no mundo: "Fazia três por ano"

Atualmente, ela está no ar como a Zuza de A Lei do Amor

10/10/2016 - 11h30min | Atualizada em 10/10/2016 - 12h11min
Ana Rosa conta como virou a atriz recordista de novelas no mundo: "Fazia três por ano" Marcos Rosa/TV Globo/Divulgação
Foto: Marcos Rosa / TV Globo/Divulgação

Ana Rosa, que atualmente vive a Zuza de A Lei do Amor, é a atriz que mais fez novelas no mundo, recorde registrado no Guinness Book. A atriz de 74 anos já fez, atualmente, 62 trabalhos, entre novelas e minisséries.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento


Segundo o Uol, foi o pesquisador Ismael Fernandes, autor do livro Memória da telenovela brasileira, quem chamou a atenção da atriz para o número. Na época com 47 produções no currículo, ela foi convencida por ele a reivindicar o registro. Desde 1997, ninguém conseguiu quebrar seu recorde.

– Para entrar no Guinness, tive que comprovar com reportagens e duas pessoas idôneas, que acompanharam e pudessem provar que eu realmente tinha feito aquelas novelas – explicou a atriz, que usou como testemunhas o ator Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006) e a dramaturga Ivani Ribeiro (1922-1995).

Acompanhe as novidades das tramas da Globo no Noveleiros

E como Ana Rosa conseguiu chegar ao número impressionante de 62 trabalhos? Ela explica:

– No começo, as novelas duravam só dois meses, tinham 40 capítulos. Logo que entrei na Tupi, trabalhei oito anos direto, sem tirar férias. Fazia três novelas por ano. Depois que as novelas começaram a ficar maiores. A primeira mais longa que eu fiz foi Beto Rockfeller (1968), mas no começo Alma cigana (1964), Se o nar contasse (1964), Quem casa com Maria (1964), Os irmãos Corsos (1966) foram novelinhas curtas.


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.