Estrelas da Periferia

Conheça MC William, que não se intimida com a limitação física e batalha pelo sonho da música

Do Guajuviras, em Canoas, jovem de 20 anos 

18/10/2016 - 07h01min | Atualizada em 18/10/2016 - 07h02min
Conheça MC William, que não se intimida com a limitação física e batalha pelo sonho da música Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Na entrevista para ser o personagem de hoje da seção, William Siqueira da Cunha, o MC William, morador do Guajuviras, em Canoas, abordou a sua trajetória, as suas escolhas na carreira, perrengues e alegrias da estrada. Só no final do papo, falou sobre um detalhe que, para muita gente, seria sinônimo de dificuldades. Para William, porém, não é nada mais do que um detalhe: ele é cadeirante.

Conheça outras histórias da seção Estrelas da Periferia


– Tenho uma deficiência física, mas isso nunca me impediu de seguir a carreira na música. Nunca sofri preconceito nesse meio. Pelo contrário: recebo o apoio de muita gente, colegas e fãs – conta músico, de 20 anos, portador de distrofia muscular lentamente evolutiva, doença genética na qual os músculos enfraquecem progressivamente.

Consciente
Sua história na música começou aos 14 anos, em Eldorado do Sul, onde morou por cerca de um ano.

– Meu primo Andriel cantava rap. Achei legal e resolvi tentar também.
Aí, vi que era o meu futuro – lembra o MC, que fez o seu primeiro show em uma festa de aniversário da cidade, na Praça Central.

De volta a Canoas,  aos 17 anos, passou a investir no funk:

– O MC Vinho me chamou para participar de um baile. Como não tinha as bases (músicas de fundo) para cantar meu rap, cantei funk com ele. De lá para cá, é o som que eu faço. Nunca larguei a música e tento, sempre, evoluir.

A inspiração para as letras conscientes, que falam sobre as dificuldades da vida na periferia, veio de outra parceria. Andrezinho Shock, conhecido como Poeta do Funk, é uma espécie de padrinho musical de MC William, que celebra:

– Uma das minhas músicas, Na Favela, já tem clipe e quase 10 mil visualizações 
no YouTube. Pro futuro, estou planejando outro clipe, para a canção M de Música.

Pitaco de Quem Entende
MC Jean Paul, um dos grandes nomes do funk no Estado, dá o seu pitaco sobre MC William:

– Ele passa uma mensagem positiva em suas letras. Vence uma luta todos os dias pela deficiência física e inspira por meio da música, mostrando, com propriedade, que é possível realizar sonhos.

A música do canoense também foi elogiada pelo funkeiro:

– M de Música já tocou no meu programa, o Festa Funk, da Rádio Farroupilha. Boa sorte e siga neste caminho!

Aqui, o espaço é seu
/// Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

/// Para falar com MC William, ligue para 8609-4991.


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.