Gustavo Brigatti
O inverno chegou para Destiny. Dois anos depois de seu lançamento, o shooter com verniz de MMO da Bungie ganha um novo capítulo, Ascensão do Ferro. A mais recente expansão, que deve ser também a última grande atualização do jogo antes de ganhar uma continuação em 2017, ressalta o quão vazio pode ser um blockbuster.
Lançado em 2014, Destiny era promessa de revolução. Foi vendido como um jogo vivo, que envolveria o jogador como nunca antes – muito por conta de um sistema de socialização inspirado nos títulos do tipo massively multiplayer online, algo muito pouco usual em games para consoles. Mais: seria uma ópera espacial, um mundo aberto cheio de história e grandes mistérios a serem explorados.
Leia mais
"Virginia" é sucessor espiritual de "Twin Peaks"
"Overcooked" preenche o vácuo de jogos cooperativos (e ensina a lavar a louça)
"ReCore" diverte, mas cansa ao oferecer mecânica repetitiva
"No man's sky" quebra paradigmas, confunde e encanta
O investimento massivo de meio bilhão de dólares deu resultado e Destiny vendeu horrores. Está entre os primeiros títulos de franquias mais vendidos do mundo. E com méritos, porque o game era (e ainda é) mesmo um grande produto, reunindo tudo o que se espera de um AAA: gráficos bonitos, mecânica simples, curva de aprendizado rápida, evolução de personagens satisfatória e desafio crescente.
Mas não tem nenhuma alma.
Logo no seu lançamento, quanto mais gente comprava o jogo, mais gente sentia que havia um tremendo vazio de significado ali. A história por trás do universo de Destiny era (e ainda é), se muito, capenga. Bem contra o mal. Luz contra escuridão. É isso. Bora lá ficar fazendo as mesmas missões ad infinitum para subir de nível e conseguir equipamentos melhores.
Vieram, então, as expansões. A Escuridão Subterrânea, Casa dos Lobos e o O Rei dos Possuídos. Mais missões. Mais possibilidades de subir de nível e conquistar novos itens. Nada de desenvolver o enredo. Nenhum acréscimo à narrativa. Continuávamos sem saber muita coisa além das linhas gerais que já haviam sido apresentadas.