Alerta para a saúde

Mayra Cardi é alvo de denúncias no Conselho de Nutrição de São Paulo por programa de emagrecimento

Ex-BBB e atual musa fitness tem 152 mil seguidores com o método Mayra Cardi Seca Você. Clientes reclamam, e casos envolvem até desnutrição 

18/10/2016 - 16h28min | Atualizada em 18/10/2016 - 16h28min
Mayra Cardi é alvo de denúncias no Conselho de Nutrição de São Paulo por programa de emagrecimento reprodução/instagram
Cinturinha fina e barriga chapada são marcas registradas de Mayra Foto: reprodução / instagram

Em 2015, a ex-BBB Mayra Cardi bombou nas redes sociais ao anunciar o programa de emagrecimento Mayra Cardi Seca Você, para auxiliar quem deseja perder uns quilinhos e, de quebra, ostentar um abdômen sarado como o dela. Hoje, o programa tem 152 mil seguidores, mas, segundo o jornal Extra, para muitos deles, o tratamento virou um drama, e uma penca de denúncias vêm sendo feitas contra a musa fitness no Conselho Regional de Nutrição de São Paulo.

Entre as muitas e recorrentes queixas, a de que Mayra passa a mesma dieta para quem tem 70kg e para quem tem mais de 100kg. Isso sem contar na forma agressiva com que tratava as clientes. 

— Eu voltava ao Brasil depois de cinco anos fora. Na casa da minha mãe, comi o que não comia há muito tempo. Ao me ver postando a foto de uma coxinha, a Mayra foi para o Snapchat e disse: "Para de comer, sua vaca". Achei absurdo — conta Michele de Simone, 31 anos, brasileira que mora nos Estados Unidos e abandonou o tratamento, ao jornal carioca.

A outra cliente, via Whatsapp, Mayra responde que o cabelo dela está caindo não por conta da alimentação, mas "porque a dieta faz diminuir também o couro cabeludo". 

Bom dia....Eu só quero agradecer por poder ser feliz por mais um dia...

Uma foto publicada por Mayra Cardi (@mayracardi) em

Outro caso, ainda mais grave, é de uma mulher de 28 anos, mãe de duas filhas, que, após a gravidez da mais nova, queria perder peso a todo custo. Aderiu ao programa da ex-BBB. 

— Perdi 5kg. Nessa época, meu leite começou a secar, e  e minha filha chorava muito – conta a cliente que não quis se identificar.

"Ela sugeriu que eu parasse de amamentar"

Foi na consulta com a pediatra da filha que ela descobriu que a dieta não era adequada a uma mãe que estava amamentando um bebê de três meses.

— Minha filha teve alergia à proteína do leite. Disse isso a Mayra que me mandou um cardápio com alimentos sem lactose. Minha filha continuou a perder peso, e a pediatra quis ver meu cardápio. Ela me disse que minha nutricionista era uma irresponsável e que minha filha poderia ter morrido. Tive vergonha de dizer que era a Mayra — conta a mãe, que não sabia que alergia à proteína do leite é bem diferente de intolerância a lactose. 

E a orientação de Mayra ainda foi pior:

— Quando disse isso a ela, sugeriu que eu parasse de amamentar.

Mayra fez cursos técnicos de nutrição e nutrição esportiva nos Estados Unidos, diz que desconhece as histórias de ex-clientes descontentes e que está respaldada por muitos pacientes satisfeitos. 

— Nunca chegou até nós do programa qualquer reclamação ou e-mail relatando isso. Falar é muito fácil. Vai chegar um determinado momento que terão que provar o que dizem. Estou muito tranquila, porque sei exatamente o que estou fazendo. 

Mas, ainda segundo o Extra, só no Conselho Regional de Nutrição de São Paulo, há inúmeras denúncias contra a musa.

Bom dia Miami... Bora para o sol ficar preta ¿¿ amo muito

Uma foto publicada por Mayra Cardi (@mayracardi) em

Especialista critica

Para Paulo Gentil, Doutor em Ciências da Saúde, graduado em Educação Física e autor de livros sobre emagrecimento e hipertrofia, Mayra Cardi não está credenciada a orientar ninguém.

— Estes cursinhos que ela fez são vendidos quase como um Groupon. Qualquer um pode fazer. Ela, como tantas outras blogueiras fitness, estão enganando clientes e comprometendo seriamente a vida deles — diz o especialista, que completa:

— O que chega de denúncia do programa é inacreditável. Muitas anônimas, pois têm medo de serem processadas por ela, o que deveria ser o contrário. 


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.