Volta ao passado

Garibaldi Vintage ocorre nesta sexta, revivendo dos anos 1920 a 1960

Programação ocorre no centro histórico de Garibaldi

Por: Maristela Scheuer Deves
17/03/2017 - 10h10min | Atualizada em 17/03/2017 - 10h10min
Garibaldi Vintage ocorre nesta sexta, revivendo dos anos 1920 a 1960 Kais Ismail Musa/divulgação
Público é convidado a se caracterizar com roupas da época, para entrar no clima da programação Foto: Kais Ismail Musa / divulgação  

Melindrosas, saias à altura do joelho, jaquetas de couro, vestidos de bolinhas, carros antigos, música e, principalmente, muita animação vão invadir o centro histórico de Garibaldi, na Serra gaúcha, na noite desta sexta-feira. É o 7º Garibaldi Vintage, programação que busca reviver o charme dos anos 1920 a 1960. A ideia é que o público participe caracterizado com trajes da época, e, a julgar pelas edições anteriores, o pedido da organização será atendido, aumentando ainda mais a aura de volta no tempo.

— Na edição passada, em outubro, recebemos 15 mil pessoas, e acreditamos que esse número será superado agora, pois os hotéis da cidade estão praticamente lotados e recebemos diversas ligações diárias pedindo informações sobre a programação — conta a assessora de Turismo e Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Patrícia Meneguzzi.

Leia também:
Festival Brasileiro de Música de Rua movimenta Caxias neste fim de semana
Porto-alegrenses da Companhia H apresentam "Sopros", em Caxias
3por4: Músicos Joel e Patrícia Vianna abraçam a causa animal
3por4: Confira a próxima mostra do MusCap, que abre no dia 22

Das 19h à meia-noite, a Rua Buarque de Macedo, que abriga os principais prédios históricos da cidade, concentrará 24 atrações gastronômicas, entre restaurantes, vinícolas e cervejarias artesanais. Os espumantes, marca da cidade, também não vão faltar. O cardápio varia dependendo do estabelecimento, com pratos que vão do choripan ao risoto de cordeiro, das tradicionais massas ao hambúrguer — tudo adaptado para ser comido ali mesmo, na rua.

— A ideia é que as pessoas possam circular e experimentar mais de um prato — diz Patrícia.

A música, fator importante no período retratado, poderá ser ouvida até mesmo saindo dos postes do centro histórico. Além disso, o Quarteto de Jazz da Orquestra Municipal de Garibaldi e o Coro Canarinhos circularão entre o público, apresentando canções que remetem àqueles tempos áureos — no repertório do quarteto, desde clássicos do jazz como In The Mood e When The Saint's Go Marching In até temas de filmes, como Pink Panther, de Henry Mancini; no da orquestra, uma seleção musical de seu último espetáculo, Nos Tempos da Brilhantina. Tudo para animar o público e colocá-lo para dançar.

A diversão não se concentra apenas na Buarque de Macedo. Ali ao lado, na Avenida Rio Branco, poderá ser conferida uma exposição de carros antigos, numa parceria com a Antigar e a Veteran Car dos Vinhedos. Serão pelo menos cinco dezenas de automóveis a partir dos anos 1920.

Exposição de carros antigos é outra atração do Garibaldi Vintage, que chega à sua sétima edição Foto: Alexandra Ungaratto / Divulgação

— É uma festa para todos, de famílias com crianças pequenas ao pessoal de mais idade — garante a assessora.

O Garibaldi Vintage é uma realização da prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Moda

Como a moda sofreu grandes mudanças de 1920 a 1960, acompanhando as transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais o mundo passou, as opções de trajes da época também é variada. Por isso, a dica é pesquisar e participar a caráter. A organização também sugere que o público utilize a hashtag #garibaldivintage no Instagram. 

Agende-se
O que:
Garibaldi Vintage
Quando: nesta sexta-feira, das 19h à meia-noite
Onde: Rua Buarque de Macedo, no centro histórico de Garibaldi
Quanto: a participação é gratuita; os pratos variam de R$ 15 a R$ 25, e os valores das bebidas dependem de cada estabelecimento
Trânsito: a Rua Buarque de Macedo ficará fechada no trecho entre o Banco Bradesco e a loja Bellini (Av. Independência e Júlio de Castilhos) em todos os seus acessos

Trilha sonora também remeterá às décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960 Foto: Kais Ismail Musa / divulgação


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.