Biografia

Einstein ganha série de TV que recupera sua trajetória

"Genius: A Vida de Einstein" estreia neste domingo no cana pago Nat Geo

Por: Estadão Conteúdo
21/04/2017 - 16h56min | Atualizada em 21/04/2017 - 16h56min
Einstein ganha série de TV que recupera sua trajetória Dusan Martincek/National Geographic,divulgação
Foto: Dusan Martincek / National Geographic,divulgação  

A trajetória de uma das figuras mais brilhantes do século 20 virou tema de série do canal pago Nat Geo. Genius: A Vida de Einstein estreia neste domingo, às 22h, exatamente cinco dias após o aniversário de 62 anos da morte do físico Albert Einstein.

Embora suas descobertas científicas sejam admiradas há décadas, poucos conhecem a história completa da tumultuada vida do cientista. Em 10 episódios, a série apresenta as amantes, os inimigos e os colegas de Einstein, com um elenco de estrelas encabeçado por Johnny Flynn e Geoffrey Rush, ambos na pele de Einstein; e Emily Watson, que interpreta sua segunda esposa e prima-irmã, Elsa Einstein.

Leia mais
Com Luan Santana e Camila Queiroz, Márcio Garcia lança segunda temporada de "Tamanho Família" neste domingo

TV Cultura exibe documentário que retrata a vida e a obra da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles
"Teremos total liberdade", diz fundador do Porta dos Fundos sobre venda para dona da MTV


O ponto de partida é a origem humilde do pensador rebelde e criativo, ainda na cidade de Ulm, na Alemanha. E, também, a sua luta por reconhecimento e respeito até alcançar a fama mundial, como o homem que revelou mistérios do universo com a Teoria da Relatividade. Ao longo da história, são mostradas as relações pessoais mais íntimas de Einstein: com os filhos e com suas mulheres – as oficiais e as que teve fora dos casamentos.

Ainda adolescente, Albert se muda para a Suíça, com o intuito de cursar a universidade. Seu amor pelas mulheres e sua paixão pela teoria física florescem depois que ele destrói o coração de seu primeiro amor, Marie Winteler (Shannon Tarbet), para conquistar sua companheira de universidade, a estudante de física Mileva Maric (Samantha Colley). Porém, justamente por causa de sua agitada vida amorosa, ele se indispõe com os professores e vai procurar emprego em uma oficina de patentes, por insistência de seu amigo Michele Besso (Seth Gabel). Começa então sua carreira ao publicar cinco artigos acadêmicos originais em apenas um ano.

Contexto da I Guerra é abordado na trama

Com o avanço da I Guerra Mundial e o enfraquecimento de seu casamento com Mileva, Einstein inicia um romance com sua prima-irmã, Elsa. As mudanças na política mundial fazem com que os círculos científicos sejam mais politizados. Einstein, no entanto, se recusa a apoiar o esforço bélico alemão. E, quando começa a guerra e as fronteiras são fechadas, não pode ver seus dois filhos, frutos do relacionamento com Mileva. Depois do término da guerra, a sorte do físico melhora e ele se transforma em uma celebridade da noite para o dia.

Na sequência, ele escapa da onda crescente do antissemitismo na Europa e pede abrigo aos Estados Unidos, como imigrante. Por lá, enfrenta o que parece ser o maior desafio de sua vida: a pressão para colocar de lado o pacifismo que sempre teve, na esperança de parar o líder Adolf Hitler.

Filmada na cidade de Praga, na República Checa, onde Einstein viveu e lecionou no início de sua carreira, a série apresenta outros grandes cientistas, como Marie e Pierre Curie, Wilhelm Röntgen, Carl Jung e Werner Heisenberg.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.