Festival fantástico

Fantaspoa anuncia programação com mais de 100 filmes e destaque para a presença das mulheres

Na edição deste ano, sete mulheres cineastas participarão presencialmente do evento e conversarão com o público sobre suas obras

18/04/2017 - 15h21min | Atualizada em 18/04/2017 - 15h21min
Fantaspoa anuncia programação com mais de 100 filmes e destaque para a presença das mulheres Divulgação/Divulgação
"México Bárbaro 2" será exibido pela primeira vez mundialmente no Fantaspoa  Foto: Divulgação / Divulgação  

O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre anunciou nesta terça-feira a sua programação deste ano, que será realizada de 19 de maio a 4 de junho. Em sua décima terceira edição, o Fantaspoa contará com mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens, provenientes de 30 países – dos quais, 49 longas serão exibidos pela primeira vez no Brasil durante o evento. Desses, dois terão sua primeira exibição pública no mundo: México Bárbaro 2 (México) e 13 Histórias Estranhas 2 (Brasil). 

No Fantaspoa, haverá mais de 120 sessões de exibição, sendo 40 delas com presença de diretores, produtores, atores ou roteiristas dos filmes apresentados, que conversarão com o público. Também serão promovidos workshops gratuitos de formação cinematográfica.

Leia mais
"Fragmentado" marca a volta por cima de M. Night Shyamalan
Filme inacabado de Orson Welles será finalizado com apoio da Netflix

Cinemateca Capitólio inaugura sistema de projeção e absorve projetos da Sala P.F. Gastal

Neste ano o festival homenageará o diretor norte-americano Jeff Lieberman, que apresentará duas obras: Controle Remoto (1988) e Pouco Antes do Amanhecer (1981); o diretor norte-americano Bill Plympton, um dos mais importantes animadores independentes do mundo, que conta com duas indicações ao Oscar; e a norte-americana Katt Shea, considerada uma das mais importantes vozes femininas do cinema de gênero. Todos os homenageados deverão estar presentes no Fantaspoa. Ainda serão realizados workshops de direção cinematográfica ministrada por Katt Shea e de masterclass sobre animação com Plympton.

A décima terceira edição do festival irá destacar a atuação feminina no cinema. Na edição deste ano, sete mulheres cineastas participarão presencialmente do evento e conversarão com o público sobre suas obras. Na sessão de abertura será exibido O Livro de Birdie, dirigido pela norte-americana Elizabeth Schuch e com elenco totalmente feminino, além de ter a sua produção assinada pelo Fantaspoa.

No Instituto Goethe de Porto Alegre, será realizada a tradicional sessão musicada com o clássico expressionista alemão Da Aurora à Meia-Noite (1920), de Karl Heinz Martin, musicado ao vivo pela banda Marcelo Fruet e os Cozinheiros. A trilha sonora que será executada ao vivo pelo grupo durante a projeção foi criada exclusivamente para a ocasião.

As salas Cine Santander Cultural e Cinemateca Capitólio Petrobras integrarão a programação do Fantaspoa. O capitólio também abrigará a inédita exposição Restos, concebida pelo artista plástico e cineasta Kapel Furman, com quadros elaborados a partir de sobras de filmagens.

Mais informações sobre o festival poderão ser conferidas no site oficial do evento. Assista ao trailer do Fantaspoa 2017:


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.