Programe-se

Noite dos Museus: veja o melhor da programação do evento que rola no sábado em Porto Alegre

Equipe do Segundo Caderno dá dicas para ajudar você a montar um roteiro e aproveitar o evento

Por: Zero Hora
19/05/2017 - 08h00min | Atualizada em 20/05/2017 - 17h04min

A noite de sábado será mais agitada do que o normal em Porto Alegre. Dez instituições culturais estarão de portas abertas entre 19h e meia-noite, com entrada franca, oferecendo a oportunidade de ver as exposições em cartaz, além de curtir mais de 40 atrações musicais. Será a segunda edição da Noite dos Museus, que em 2016 levou milhares de pessoas às ruas e lotou oito museus da Capital.

Na noite desta sexta-feira (19/5), os curadores do evento dão a largada para a programação com o seminário Museu e a Cidade Contemporânea. A partir das 19h, o historiador e arqueólogo Francisco Marshall e o músico, compositor e escritor Kledir Ramil estarão no Auditório do Margs para discutir as relações entre os museus e as cidades dos séculos 19 a 21. O encontro também tem entrada franca.

Confira abaixo alguns destaques da programação da Noite dos Museus:

Renato Borghetti, Renato Müller e Fábrica de Gaiteiros
19h30min – Memorial do Rio Grande do Sul (Sete de Setembro, 1.020)

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

O show de Renato Borghetti e Renato Müller, acompanhados dos alunos da Fábrica de Gaiteiros, é um bom ponto de partida para aproveitar o melhor da Noite dos Museus. O grupo apresenta versões instrumentais para clássicos regionais que marcaram a carreira de Borghettinho. Quem permanecer no Memorial vai conferir nomes de peso na cena local, como Antonio Villeroy (20h30min), Ernesto e Paulinho Fagundes (21h30min) e Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense (23h).

Bebeto Alves
20h30min – Margs (Praça da Alfândega, s/n°) 

Com quase 30 discos lançados, o cantor e compositor Bebeto Alves revisita sua extensa lista de composições que já foram gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton & Kledir, Antonio Villeroy e outros.

Orquestra de Brinquedos
21h– Planetário (Ipiranga, 2.000)

Foto: Luis Krebs / Divulgação

As crianças têm destino certo na Noite dos Museus: o Planetário recebe o show da Orquestra de Brinquedos, formada pelos músicos Yanto Laitano, Fábio Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid e Marina Mendo. Caracterizados como soldadinhos de chumbo, eles executam canções populares usando instrumentos de brinquedo. Além disso, a Kombi que guarda o acervo do Minimuseu do Brinquedo de Alice Urbim ficará estacionada em frente ao local durante toda a noite. 

Negra Jaque
21h45min – Museu de Porto Alegre (João Alfredo, 582) 

Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Revelação do hip-hop gaúcho, Negra Jaque é uma das atrações da programação especial voltada ao resgate da memória musical afro-brasileira que estará em cartaz no museu da Cidade Baixa. O local recebe shows de Floresta Aurora (19h30min), Afro-Sul Odomodê (20h15min) e Alabê Oni (22h30min), além da formação de uma roda de capoeira com Africanamente (21h) e de uma roda de samba com Mestre Paraquedas, Pâmela Amaro, Eduardo Moreira, Andressa Ferreira e convidados (23h).

Thiago Ramil e Felipe Zancanaro
23h – MACRS (Rua dos Andradas, 736, 6º andar)

O cantor e compositor Thiago Ramil e o instrumentista e compositor Felipe Zancanaro encontram-se no MACRS para uma jam session. Antes disso, às 20h30min, Ramil apresenta as canções do seu álbum de estreia, Leve Embora (produzido por Zancanaro e Vinicius Albernaz). Às 22h, Zancanaro realiza a performance Toque, na qual convida o público a participar por meio de um walkie-talkie com circuito modificado. O aparelho já foi usado pela banda Apanhador Só, da qual o músico é integrante.

Kula Jazz
20h30min – Museu Julio de Castilhos (Duque de Caxias, 1.205)
23h30min – Planetário (Ipiranga, 2.000)

Foto: Eduardo Quadros / Divulgação

Em meio à constante renovação que caracteriza o jazz, a Kula busca referência na obra de mestres como John Coltrane e Miles Davis – mas com um toque de contemporaneidade que a tornou uma das bandas mais interessantes do gênero em Porto Alegre. No final de 2015, eles lançaram seu primeiro disco, que leva o próprio nome.

Novas exposições em cartaz
19h à 0h – Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2.000) e Margs (Praça da Alfândega, s/n°)

Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Além de curtir os shows, o público poderá explorar novas mostras na Capital. A Fundação Iberê Camargo tem duas: Depois do Fim (foto acima), coletiva motivada pela preocupação com a finitude política, econômica e ambiental, e NO DRAMA, com obras de Iberê Camargo em diálogo com o teatro e outras linguagens. No Margs, o destaque é a exposição Pro Posições, que reúne a produção de professores da Ufrgs em comemoração aos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Clique na imagem abaixo e acesse o especial de ZH com fotos, vídeos, programação completa e dicas para aproveitar o melhor do evento:

Foto: Arte ZH / Arte ZH

SEMINÁRIO MUSEU E A CIDADE CONTEMPORÂNEA
Sexta-feira (19/5), às 19h, no Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/nº).
Entrada franca (não é necessário fazer inscrição prévia).

NOITE DOS MUSEUS
Sábado (20/5), das 19h à meia-noite, em diferentes espaços da Capital.
Entrada franca.
Durante o evento, a linha Turismo circulará entre os espaços culturais participantes. O passe para toda a noite custará R$ 20.

Leia mais:
Em resposta à crise, Fundação Iberê Camargo inaugura novas exposições
Exposição no Margs apresenta lugares emblemáticos de Porto Alegre no começo dos anos 1980

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.