
Em cartaz em Porto Alegre no Espaço Itaú 2, com sessão às 18h, o documentário Nunca me Sonharam coloca em discussão um dos temas mais urgentes no Brasil. O diretor Cacau Rhoden percorreu 10 Estados do país e ouviu de estudantes, professores, gestores e especialistas no tema os desafios do presente e as expectativas para o futuro de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do país.
Perpassando questões graves como carência social e negligência política, o filme ilumina uma realidade que compreende mais de 80% dos jovens que estudam no Brasil. "Fui investigar em que condições se dá o Ensino Médio nas escolas públicas e por que os jovens estão abandonando a escola. Ao dar voz aos jovens, percebemos que, apesar de todas as adversidades enfrentadas, eles estão se autoproclamando protagonistas de seus caminhos", explica Rhoden na plataforma digital do projeto (na qual o documentário pode ser assistido gratuitamente por professores cadastrados e moradores de cidades onde não está em cartaz).
Leia mais
Jorge Furtado recupera a história da tradutora Primavera das Neves em documentário
Documentário "Cidades Fantasmas" passeia por lugares que sobrevivem em memórias
O título do filme vem da declaração de um estudante de Nova Olinda, no interior do Ceará, sobre seu esforço em driblar o destino dos pais: "Para eles, o máximo era terminar o Ensino Médio e arrumar um emprego. Acho que nunca me sonharam sendo um psicólogo, nunca me sonharam sendo professor, nunca me sonharam sendo um médico, não me sonharam. Eles não sonhavam e nunca me ensinaram a sonhar".
Nunca me Sonharam
De Cacau Rhoden
Documentário, Brasil, 2017, 96min,10 anos.
Em cartaz no Espaço Itaú 2 ( Avenina. Túlio de Rose, 80 – Shopping Bourbon Country),às 18h.