Teletudo

"Os Dias Eram Assim¿ emociona com cenas históricas da votação das Diretas Já em 1984

Na última segunda-feira, foi exibida a sequência em que o país acompanhava votação que podia garantir retorno das eleições presidenciais

11/07/2017 - 21h00min | Atualizada em 11/07/2017 - 21h00min
"Os Dias Eram Assim¿ emociona com cenas históricas da votação das Diretas Já em 1984 Raphael Dias/Gshow,divulgação
Na ficção, Gabriel Leone e Barbara Reis em cena passada em Brasília Foto: Raphael Dias / Gshow,divulgação  

Não é preciso ter vivido o período das Diretas Já para se emocionar com os últimos capítulos de Os Dias Eram Assim (RBS TV, 23h). O grande trunfo da supersérie escrita por Angela Chaves e Alessandra Poggi é utilizar o rico material de acervo jornalístico da Globo, e a edição que mescla ficção e realidade histórica tem ficado, de fato, muito boa.

Na última segunda-feira, foi exibida a sequência em que o país acompanhava a votação no Congresso Nacional da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que previa a realização de eleições diretas no Brasil para presidente da República depois de 20 anos, mais conhecida como emenda Dante de Oliveira. Entre as cenas de Cátia (Barbara Reis) e Gustavo (Gabriel Leone), em Brasília, e de Renato (Renato Goés) e Rimena (Maria Casadevall), no Rio, foram encadeadas imagens dos repórteres que cobriram tanto aquela sessão do Congresso quanto dos que estavam na Candelária, no Rio, em 25 de abril de 1984. Também foram mostradas imagens e entrevistas com artistas que acompanharam a sessão na Câmara, como a de Christiane Torloni

Leia também
"Interpretar alguém que existiu é sensacional", conta Caio Castro
Livros recém-lançados recontam histórias de personalidades e programas 

A PEC foi rejeitada, mas a história do país mudou depois disso. De fato, a série está sendo uma bela aula de história. E, se você perdeu, pode recuperar pelo Globo Play.


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.