Diversão

Enigma Escape Game promove jogos nos quais participantes brincam de encarar o medo

Espaço na Capital realiza jogos de escape room, no qual participantes confinados correm contra o relógio para se libertarem 

21/06/2016 - 16h34min | Atualizada em 21/06/2016 - 16h38min
Enigma Escape Game promove jogos nos quais participantes brincam de encarar o medo Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS  

Parece uma prisão americana: uniforme laranja pendurado na parede cinza, uma grade que divide a cela e uma impactante cadeira elétrica – acompanhada de um balde com uma esponja. Ao entrar na sala, os "prisioneiros" devem guardar seus pertences, como celulares, em um baú que fica trancado. O local intimida os visitantes, que terão 60 minutos para identificar pistas que os tirem dali.

– Eles cometeram um crime e foram condenados à pena de morte. Chegou o pior dia da vida deles, o dia da execução, que será em uma hora. Resta tentar escapar – explica a advogada Cristina Winck, resumindo o mote da sala Condenados, da Enigma Escape Game, empresa da qual ela é proprietária ao lado de seu marido, Jefferson Yllana Beuren, engenheiro mecânico.

Leia mais
STJ considera abusiva proibição de entrada com alimentos nos cinemas
Sumidos das ruas, fliperamas viraram objeto de culto e coleção

Inaugurada em dezembro de 2015, a Enigma é um local que promove jogos de escape room, nos quais o jogador fica preso em uma sala e deve escapar usando o raciocínio e a lógica para resolver quebra-cabeças. A ideia de criar o empreendimento surgiu após uma viagem do casal aos Estados Unidos. Lá, eles participaram de um escape room e tiveram a ideia de importar o jogo, algo inédito no Estado.

Com receio de que a ideia fosse copiada, os dois não especificavam para os fornecedores a finalidade dos materiais encomendados para compor o cenário da sala. Como explicar itens como as algemas e a cadeira elétrica?

– As pessoas ficavam com medo: "O que vocês vão fazer comisso?". Nós dizíamos que era para uma casa de diversão para adultos – diverte-se Jefferson.

Além da sala Condenados, a Enigma conta também com o espaço Suspeitos, cuja narrativa se desenrola após o assassinato de um importante escritor.

– Elas voltam à cena do crime,mas precisam ter cuidado porqueo assassino continua à solta – informa Cristina.

Segundo Jefferson, os jogos de escape room da Enigma podem ser jogados por pessoas de todas as idades e ser solucionados por diferentes perfis.

– Uma vez, um grupo de estudantes universitários chegou no último enigma e não conseguiu escapar. No mesmo dia, à noite,veio uma família: mãe, tia e quatro adolescentes. Jogaram na mesma sala e escaparam. Não tem uma lógica, cada grupo tem seu comportamento e forma de agir – aponta o sócio-diretor.

Para RH ver

De acordo com Cristina, os perfis dos participantes afloram em uma partida de escape room.

– Há competências dos jogadores que podem ser observadas,como iniciativa, liderança, trabalho em equipe e comunicação. Salta aos olhos aquela pessoa que é mais competitiva ou que é mais observadora. Fica fácil para o RH traçar o perfil – salienta a sócia-diretora.

Jefferson relata que empresas de TI, engenharia e serviços têm procurado a Enigma para utilizaremo escape room em seus processos de seleção. Os jogos podem ser adaptados conforme a necessidade da organização:

– As empresas se deram conta de que isso é uma arma poderosa.

ENIGMA ESCAPE GAME

Endereço: João Guimarães, 359, bairro Santa Cecília.
Horários de funcionamento: de segunda a sexta, das 13h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 22h20min.
Ingresso por pessoa: a partir de R$ 49,90.
Duração: 60 min.
Agendamento: enigmaescapegame.com.br.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.