
Com produções originais de sucesso como House of cards e Orange is the new black no catálogo, a Netflix parece estar apostando forte agora na nostalgia. Depois de investir em remakes que ressuscitam séries cultuadas, entre elas Fuller house e Gilmore girls, o serviço de streaming recria toda a atmosfera de uma década em sua nova produção. Stranger things estreia nesta sexta resgatando elementos dos clássicos filmes dos anos 1980, em especial os de terror, sci-fi e suspense.
Estrelada por Winona Ryder, Stranger things conta, em oito episódios, a história da busca por um garoto que desapareceu sem deixar rastros e em circunstâncias suspeitas. Explorando fenômenos sobrenaturais que envolvem o sumiço de Will Bayers (Noah Schnapp), a produção recria o ambiente de 1983 em uma cidadezinha de Indiana, nos Estados Unidos. Winona, que andava meio sumida, estreia em um papel contínuo na TV interpretando Joyce, mãe do garoto que pedirá às autoridades locais o início das investigações.
Leia mais:
Rodrigo Amarante concorre ao Emmy 2016; veja lista completa de indicados
Atriz de "Orange is the new black" estrela drama independente
Mesmo assim, amigos de Will decidem não esperar pela polícia e embarcam em uma aventura praticamente épica para encontrá-lo. Na busca por respostas, os garotos Mike (Finn Wolfhard), Lucas (Caleb McLaughlin) e Dustin (Gaten Matarazzo) encontram uma estranha garota em fuga, com um sinistro "11" tatuado no pulso e com o cabelo estranhamente raspado. Começa aí uma amizade e eles vão descobrindo detalhes sobre as perturbadoras circunstâncias da garota. Conforme as buscas avançam, uma série de mistérios envolvendo experimentos ultrassecretos do governo e forças sobrenaturais aterrorizantes vão se revelando.
Série faz referências a produções de sucesso
A trama é uma verdadeira carta de amor aos anos 1980 e muitas referências à cultura pop da época já foram encontradas por quem pôde ver antecipadamente os episódios. Do videogame Atari às roupas e trilha sonora, muitos símbolos daquele período prometem levar o público a uma viagem nostálgica pelo tempo, que ainda inclui menções a clássicos do cinema como Poltergeist – O fenômeno (1982), O enigma de outro mundo (1982), Evil dead – A morte do demônio (1982) e, até, Os Goonies (1985).
Além de Winona Ryder, outros nomes conhecidos do elenco são David Harbour (The newsroom), que interpreta o xerife local que vai conduzir a investigação, e Matthew Modine (Nascido para matar), como Dr. Brenner, um brilhante e misterioso cientista que está de alguma forma ligado às experiências do governo.
Com roteiro e direção dos gêmeos Duffer, Matt e Ross (de Wayward Pines), a série foi renovada para uma segunda temporada pelo serviço de streaming antes mesmo de sua estreia.
Stranger Things
Todos os oito episódios da série foram disponibilizados nesta sexta.
Netflix