Grêmio joga mal, mas consegue empatar em 2 a 2 com o Avaí no Olímpico

Na estreia de Miralles, Tricolor conseguiu apenas um ponto dentro de casa

29/06/2011 - 21h31min
Grêmio joga mal, mas consegue empatar em 2 a 2 com o Avaí no Olímpico Diego Vara/
Grêmio busca empate com o Avaí Foto: Diego Vara  

Dentro de casa, diante de sua torcida, e contra o time de pior defesa do Brasileirão, o Grêmio não conseguiu somar os três pontos desejados. O Avaí saiu na frente e ampliou no decorrer do jogo, com Gustavo Bastos e Robinho. O Tricolor consegiu diminuir, de pênalti, com Douglas, e buscar o empate em 2 a 2 com Rafael Marques, nos descontos do segundo tempo.

O Avaí perdeu um jogador logo no início do segundo tempo. Batista foi expulso por falta dura. Aos 30 da etapa final, foi Douglas quem levou o vermelho, por reclamação.

O Grêmio chega a quarta partida seguida sem vitórias. O Avaí, nas últimas posições na tabela e em crise, somou um ponto fora de casa.

> Confira como foi o jogo no minuto a minuto
> Galeria de fotos da partida
> Vídeo: Veja os gols

 

Avaí faz gol cedo

Com o esquema tradicional e a volta de jogadores importantes, principalmente a dupla de ataque formada com Leandro e André Lima, o Grêmio entrou em campo para enfrentar o Avaí dando esperanças aos torcedores. Sem vencer há três jogos, o Tricolor foi em busca dos três pontos. Mas quem abriu o placar foi o adversário.


Foto: Valdir Friolin

O cartão de visitas do Avaí foi um gol. Em crise, na lanterna do Brasileirão, o time de Alexandre Gallo foi para cima do Grêmio e surpreendeu abrindo o placar aos quatro minutos. Na cobrança de escanteio ensaiada, Kleverson cobrou curtinho para Pedro Ken, que cruzou. Welton Felipe desviou de cabeça e Marcelo Grohe espalmou. No rebote, Gustavo Bastos marcou, de cabeça.

O gol pareceu ter mexido com o Grêmio. Nos primeiros minutos, o Avaí continuou pressionando. Em bobeada da zaga tricolor, que parou no lance aos oito minutos, William recebeu livre e chutou em cima de Marcelo Grohe. No rebote, Pedro Ken mandou sobre o travessão.

Aos 14 minutos, o Grêmio começou a dar sinais de recuperação. Lúcio recebeu de Bruno Collaço na entrada da área e chutou por cima do gol. Um minuto depois, uma grande chance: no escanteio cobrado por Rochemback, André Lima girou e arriscou uma bicicleta, mas a bola não entrou, passou por cima do gol.

Marcelo Grohe foi exigido com perigo mais uma vez aos 22, com um chute cruzado de Romano pela esquerda.


Grêmio tem dois gols anulados

O Grêmio seguia errando muito. Nas várias faltas cometidas pelo Avaí, o time não conseguia aproveitar na bola parada a oportunidade de empatar e virar o jogo.

Willian Magrão e Gabriel tiveram chances de marcar aos 39 e depois aos 42, respectivamente, mas o primeiro cabeceou para fora, e o segundo chutou no meio do gol para a defesa de Aleks.

Mas as principais oportunidades viriam nos últimos minutos do primeiro tempo, para irritação geral dos gremistas. Dois gols foram marcados. E os dois anulados.

O primeiro impedimento foi assinalado aos 43 minutos. Rochemback cobrou falta e André Lima subiu para cabecear. Acertou e saiu para comemorar, mas o apito soou. O atacante batia as mãos na cabeça parecendo não acreditar. No replay da televisão, a posição era legal.

O segundo veio logo depois, aos 45. Rochemback cobrou nova falta, André Lima escorou e Leandro completou. Mas a arbitragem deu novo impedimento.

No intervalo, o técnico Renato e alguns jogadores cercaram o árbitro Claudio Mercante para reclamar dos lances de gols anulados.


Segundo tempo

Os dois times mudaram para o segundo tempo. No Grêmio, Escudero voltou no lugar de Lúcio. No Avaí, Robinho entrou no lugar de Rafael Coelho. E, logo nos primeiros minutos, o time catarinense teve um jogador expulso.

Batista acertou o rosto de Rochemback em uma dividida no meio-campo e levou o cartão vermelho. Com um a menos para enfrentar, o Grêmio se via em melhores condições. Mas não foi o que aconteceu.


Avaí faz mais um

Mesmo com desvantagem numérica, o Avaí conseguiu ampliar sua vantagem no placar. Aos seis minutos, Robinho balançou as redes. Pedro Ken cobrou escanteio e o jogador que entrou no segundo tempo não tomou conhecimento de Fábio Rochemback e mandou para o gol, rasteiro.

O técnico Renato mexeu no time imediatamente. Chamou Miralles, promovendo a estréia do argentino “na fogueira”.


Miralles dá nova cara ao Grêmio


Foto: Diego Vara

Com Miralles, e apenas um marcador no meio-campo – Rochemback – o Grêmio melhorou. O atacante entrou com tudo no jogo. Se movimentou bastante no ataque, chamou a responsabilidade, deu velocidade, cobrou escanteio e arriscou muito ao gol. Mas o Grêmio não conseguia chegar lá.

O Avaí também mudou: saiu Kleverson e entrou Fábio Santos. O time de Gallo seguia com 10 em campo, e vencendo.

Aos 15 e aos 17 minutos, Miralles apareceu bem no ataque. Primeiro arriscando um chute forte da entrada da área, para fora. A bola ainda desviou na defesa e o Grêmio ganhou escanteio. Na segunda tentativa, o argentino ajeitou de cabeça e a bola passou em frente ao gol e André Lima não chegou para concluir.

Renato mudou de novo aos 23. Leandro saiu e Roberson entrou no Grêmio.


De pênalti, Grêmio desconta

A situação estava complicada para o Grêmio. Até que, com pênalti marcado aos 26 minutos, a esperança foi renovada. Escudero foi esperto na jogada e cavou a penalidade. Douglas pegou a bola e se preparou para bater. Correu e acertou, mas a arbitragem mandou voltar. Jogadores dos dois times invadiram a área.

Douglas cobrou novamente. E acertou um belo gol para diminuir a desvantagem no placar.

Mas o camisa 10 não contribuiu na seqüência do jogo. Ao reclamar com o juiz em uma falta marcada a favor do Avaí, Douglas foi expulso. Levou o amarelo, mas insistiu e aí veio o vermelho.


Foto: Diego Vara

O Grêmio insistia. Com Rochemback, teve duas boas chances. De fora da área, o capitão tricolor pegou de primeira e mandou a bomba. Aleks defendeu. Depois, em cobrança de falta, o volante mandou no travessão.

 

Rafael Marques empata

Ele já foi decisivo outras vezes. Zagueiro, Rafael Marques mais uma vez apareceu como centroavante para marcar outro gol para o Grêmio. Quando tudo já parecia perdido, pelo menos um ponto ele deu ao Tricolor.


Foto: Diego Vara

Nos descontos, aos 49 do segundo tempo, Rafael Marques empatou o jogo com um chute de dentro da área após cobrança de falta. Depois do lance, o juiz apitou o fim do jogo. Ele deixou o gramado ouvindo muitas reclamações dos jogadores do Avaí.

 

FICHA DO JOGO

Brasileirão 2011, sétima rodada
Data:
29/06/2011.
Hora: 19h30.
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS).
Arbitragem: Claudio Mercante, Jossemar Moutinho e Ubirajara Jota (trio pernambucano).
Gols: Gustavo Bastos, aos 4 do 1º tempo e Robinho, aos 6 do 2º (Avaí); Douglas, aos 28, e Rafael Marques, aos 49 do 2º tempo (Grêmio).
Cartões amarelos: Willian Magrão, André Lima, Escudero, Douglas (Grêmio); Batista, Rafael Coelho, Gustavo Bastos, Aleks, Pedro Ken.
Cartões vermelhos: Douglas (Grêmio); Batista (Avaí).
Público: 10.346.
Renda: R$ 131.143,50.


Grêmio (2)
Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Willian Magrão (Miralles), Lúcio (Escudero) e Douglas; Leandro (Roberson) e André Lima.
Técnico: Renato.

Avaí (2)
Aleks; Daniel, Welton Felipe, Gustavo Bastos e Romano; Pedro Ken, Bruno, Batista, Cleverson (Fábio Santos) e Rafael Coelho (Robinho); William (Fabiano Costa).
Técnico: Alexandre Gallo.

 




 

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



Notícias Relacionadas

29/06/2011 | 19h02

Grêmio confirmado para enfrentar o Avaí: Rafael Marques e Lúcio jogam

Dupla de ataque terá Leandro e André Lima, e no banco Neuton, Júnior Viçosa e Lins sobram

29/06/2011 | 18h30

André Lima volta aos gramados sem ritmo de jogo, mas garante entrega total

Atacante diz que dará a vida pelo Grêmio contra o Avaí nesta noite

29/06/2011 | 18h05

Direção do Grêmio trata jogo contra o Avaí como "final de Copa do Mundo"

Tricolor não vence há três jogos no Brasileirão e busca a retomada nesta quarta

29/06/2011 | 17h02

FOTOS: arquibancadas da Arena do Grêmio começam a ser erguidas

Fim das obras está previsto para dezembro de 2012

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.