Marquinhos se firma como destaque do Gre-Nal e vira o goleador de Celso Roth

Meia marcou três dos quatro gols do time desde que o técnico chegou

28/08/2011 - 22h30min
Marquinhos se firma como destaque do Gre-Nal e vira o goleador de Celso Roth Fernando Gomes/
Marquinhos abriu o placar no Gre-Nal 388 Foto: Fernando Gomes  

Deixado de lado no grupo do Grêmio quando a equipe estava sob o comando de Renato e Julinho Camargo, Marquinhos vem se tornando o grande destaque do time desde que Celso Roth voltou para o Tricolor. A escalação do jogador que veio do Avaí no Gre-Nal deste domingo foi um mistério até pouco antes da bola rolar. Mas a decisão de Roth de colocá-lo pela direita, ao lado de Douglas e Escudero como meias ofensivos, foi determinante para o sucesso dos donos da casa no clássico.

As duas vitórias de Roth no Grêmio pelo Brasileirão, até o momento, tiveram a presença de Marquinhos na equipe titular. Saiu jogando e foi o autor de dois gols nos três pontos obtidos contra o Fluminense. Até que Douglas fizesse o segundo dos 2 a 1 sobre o Inter, somente o jogador que herdou a camisa 19 de Carlos Alberto havia marcado com o atual treinador no comando.

Leia mais
> CRÔNICA: Superior, Grêmio vence
> Confira como foi o minuto a minuto
> Veja mais fotos do clássico 388
> Os gols do jogo

De bem com a vida depois da excelente participação no Gre-Nal 388, e com a nova fase vivida no Estádio Olímpico, Marquinhos desabafou. Disse que o favoritismo atribuído ao Inter pela imprensa foi usado como motivação no duelo diante do rival.

– Fomos taxados como zebra, mas isso é normal. Mas machuca bastante. Pegamos isso como vitamina, combustível para fortalecer. Mas não entramos com raiva de ninguém – disse Marquinhos, em entrevista coletiva após o clássico.

Foto: Fernando Gomes

No primeiro tempo, Marquinhos teve uma atuação praticamente irrepreensível. Além do gol marcado aos aos 16 minutos, o meia articulou com Mário Fernandes, pela direita, os principais ataques da equipe gremista.

Aos 31 minutos, uma virada de jogo primorosa até Escudero quase acabou em mais um gol para o Grêmio. O argentino fez o toque para Fernando, que acabou chutando prensado com Tinga, já dentro da área colorada.

No segundo tempo, Marquinhos acabou caindo um pouco de rendimento. Com o Inter posicionado mais à frente, ajudou mais no combate. Perto dos 30 minutos da etapa final, deu lugar a Leandro.

Insatisfeita com a substituição, a torcida chiou. No entanto, minutos depois, Escudero sofreu pênalti de Índio. Douglas converteu o chute e garantiu a vitória do Grêmio por 2 a 1.

Para muitos, Marquinhos e Douglas, os artilheiros do Grêmio no clássico, jamais poderiam atuar juntos no meio-campo. Celso Roth chegou a dar declarações neste sentido anteriormente, mas mudou de opinião:

– Eu disse para vocês (imprensa): no dia que eles me provarem que podem jogar juntos, jogarão. Foi isto o que aconteceu. Treinaram muito bem, mostraram que tem qualidade e jogarão. Eles são técnicos, jogadores parecidos, e estou dizendo o que eu já disse. Se conseguirem juntos recompor rapidamente, poderão seguir juntos. Estão de parabéns – avaliou Celso Roth.

> FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 2 x 1 INTER

GRÊMIO
Victor, Mário Fernandes, Vilson (Edcarlos, aos 44'2T), Saimon e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos (Leandro, aos 19'2T), Douglas e Escudero (William Magrão, aos 38'2T); André Lima. Técnico: Celso Roth.

INTER

Muriel, Glaydson, Bolívar, Índio e Kleber (Juan, aos 24'2T), Elton, Tinga (Ilsinho, aos 35'2T), Oscar e Andrezinho; Dellatorre (Jô, intervalo) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ), auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)
Cartões amarelos: Fábio Rochemback e Mário Fernandes; Dellatorre, Índio, Jô, Elton e Bolívar
Gols: Marquinhos, aos 15'1T(1-0); Índio, aos 26'1T(1-1) e Douglas, aos 33'2T(2-1)



> Clique na figura abaixo e navegue no raio X:








Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




Notícias Relacionadas

28/08/2011 | 21h18

Pelo Twitter, jogadores do Grêmio comemoram vitória no Gre-Nal 388

Fernando, Saimon e Leandro também agradeceram o apoio dos torcedores

28/08/2011 | 21h02

FOTO 360º: Veja por todos os ângulos como ficou o Estádio Olímpico no Gre-Nal 388

Confira o clima nos bastidores do clássico vencido pelo Grêmio por 2 a 1

28/08/2011 | 18h46

Odone exalta Grêmio "sem medo" e dedica vitória no Gre-Nal à torcida

Com gols de Marquinhos e Douglas, time de Roth afasta crise e se distancia da zona do rebaixamento

28/08/2011 | 18h08

Depois da vitória no clássico, gremistas falam em retomada de confiança

Jogadores do Grêmio comemoraram muito os três pontos em cima do maior rival

28/08/2011 | 17h57

Superior, Grêmio vence Inter por 2 a 1 no Gre-Nal 388 e respira no Brasileirão

Com gols de Marquinhos e Douglas, time de Roth afasta crise e se distancia da zona do rebaixamento

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.