Engrenou: Grêmio sofre, mas bate São Paulo e chega à terceira vitória seguida no Brasileirão

Com gol de Douglas, time de Roth alcança a 12ª posição

11/09/2011 - 19h58min
Engrenou: Grêmio sofre, mas bate São Paulo e chega à terceira vitória seguida no Brasileirão Mauro Vieira/
Douglas marcou o gol salvador Foto: Mauro Vieira  
O Grêmio atingiu a maioridade no Brasileirão. Depois de superar dois adversários diretos contra o rebaixamento, o time de Celso Roth bateu o São Paulo por 1 a 0 neste domingo no Olímpico e chegou à terceira vitória consecutiva — feito inédito no campeonato. Além de desbancar um dos favoritos ao título num jogo tenso e complicado, o gol solitário de Douglas alça o Grêmio à 12ª colocação, com 30 pontos, e permite ao torcedor sonhar mais alto.

Leia mais
> Confira como foi o minuto a minuto
> Veja mais fotos da partida
> VÍDEO: assista ao gol de Douglas


Depois desse importante resultado, o Grêmio tem uma semana para descansar e trabalhar. O próximo adversário será outro postulante ao título, o Vasco, no sábado, às 18h, no Rio de Janeiro.

Jogo nervoso no Olímpico


Foto: Mauro Vireira


Tensão. Assim pode ser definido o primeiro tempo no Olímpico. Afinal, o jogo valia muito para o Grêmio, que queria somar sua terceira vitória seguida e começar a sonhar até com o G-4. Para o São Paulo, visitante com mais vitórias (sete), era a chance de abocanhar a liderança. De mais uma partida entre tantas na tabela do Brasileirão, o confronto virou decisão.

Os espaços no gramado eram artigo raro. Contra a exitosa tática de três meias de Celso Roth, Adilson Batista lançou mão de três volantes. Casemiro, Wellington e Carlinhos Paraíba fecharam as investidas gremistas. A saída foi pelos lados. Julio Cesar estava bem marcado pela esquerda, mas Mário Fernandes soube escapar de Juan pela direita. Foram dos pés do mais novo jogador da seleção de Mano as melhores jogadas.

Gol anulado, pênalti não marcado 

Aliás, boas jogadas não faltaram de ambos os lados. Os volantes roubavam rapidamente a posse e já entregavam a bola aos meias. Com transições velozes, o jogo ficou emocionante e completamente indefinido. Faltava, no entanto, finalização. E ela chegou aos 24 minutos para avivar de vez o clima de nervosismo. De um cruzamento da direita, André Lima escorou para o gol. Abriu os braços, mas não foi para comemorar. O centroavante protestava após a anulação do gol, sob justa alegação de impedimento.


Foto: Mauro Vireira


A cobrança sobre Heber Roberto Lopes aumentou cinco minutos depois. Marquinhos foi derrubado na área, mas nada foi marcado. O meia ainda levou um cartão amarelo. Logo depois, Casemiro foi punido por jogada semelhante.

— A pressão deles está surtindo efeito — protestou o goleiro Rogério Ceni na saída para o intervalo.

Faltava o gol

Apesar da qualidade do São Paulo, o Grêmio deixou o campo superior nos primeiros 45 minutos. As investidas de Mário Fernandes sufocaram a zaga paulista. André Lima se tornou um perigo constante. Nos acréscimos, o centroavante ensaiou um belo voleio, que parou no defensor adversário, antes de chegar ao gol de Ceni. Foi por pouco.

— O jogo vai ser definido no detalhe — confirmou o jovem Fernando.


Foto: Mauro Vireira


E o detalhe atendeu por vários nomes no segundo tempo. O primeiro, Victor. O São Paulo cresceu de produção. Dagoberto passou a jogar às costas de Mário Fernandes e só não marcou aos quatro minutos porque o goleiro gremista espalmou um chute muito perigoso. Depois, o outro detalhe vestiu a roupa preta de Heber Roberto Lopes. Aos 19, Casemiro cabeceou e saiu comemorando o gol do São Paulo, mas o árbitro mandou parar. Alegou falta do volante sobre Adilson no início do lance. Antes vaiado por anular com correção um gol de André Lima, Heber passou a ser festejado no Olímpico.

Gol, alívio, mas pressão no final

Um minuto depois, o detalhe, enfim, virou gol. Julio Cesar foi ao fundo de campo e mostrou por que é a grande contratação da era Paulo Pelaipe. Enviou um preciso cruzamento à área são-paulina e encontrou o pé esquerdo de Douglas. Como um centroavante, marcou pela quinta vez no Brasileirão. O Olímpico explodia em festa: era o gol do alívio.

Roth sacou Marquinhos, colocou Miralles. A aposta era na velocidade para os contragolpes. Não funcionou muito bem. Já Adilson Batista foi para cima. Jean e Willian José entraram e aumentaram a força no ataque. O São Paulo era todo pressão.


Foto: Mauro Vireira


Aos 35 minutos, Edcarlos, de boa atuação, cometeu falta perigosa. Rogério Ceni dirigiu-se à bola. A torcida se enervou. Mas o goleiro cruzou, e João Filipe cabeceou por cima. A bola pela linha de fundo foi comemorada com a vibração de um gol.

Sintomático. Ali, era conferido por todos o real valor da vitória do Grêmio. Os três pontos da maioridade tricolor no Brasileirão.

> Ficha técnica

GRÊMIO (1)
Victor, Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Julio Cesar; Adilson, Fernando, Marquinhos (Miralles, aos 24'2T), Douglas e Escudero; André Lima (Brandão, aos 40'2T). Técnico: Celso Roth

SÃO PAULO (0)
Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Casemiro (Jean, aos 27'2T), Carlinhos e Cícero (Willian José, aos 29'2T); Lucas e Dagoberto (Rivaldo, aos 35'2T). Técnico: Adilson Batista

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR), auxiliado por Roberto Braatz (Fifa-PR) e Bruno Boschilia (PR)
Renda/Público: R$ 561.727,00 - 30.078 pagantes.
Cartões amarelos: Marquinhos, Saimon, Julio Cesar, Douglas e Edcarlos; Casemiro, Juan e Dagoberto
Gol: Douglas, aos 19'2T(1-0);

Próximos jogos:
17/09 - Vasco x Grêmio
22/09 - Grêmio x Botafogo








Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




Notícias Relacionadas

10/09/2011 | 16h53

Espaço do Torcedor é inaugurado na Arena do Grêmio

Evento marcou o início das comemorações dos 108 anos do clube

10/09/2011 | 14h50

Victor é convocado para a Seleção após corte de Fábio

Goleiro gremista entra no lugar do cruzeirense, que sofreu pancada na cabeça na última quarta-feira

10/09/2011 | 13h17

Sem tempo para treinar, Celso Roth opta pela conversa para acertar o time

Delegação tricolor chegou ontem da Bahia e seguiu para concentração

10/09/2011 | 12h48

Pelaipe convoca torcedores a apoiar o Grêmio no domingo

Dirigente prevê público de 35 a 40 mil

10/09/2011 | 08h10

Direção do Grêmio revela preocupação com Héber Roberto Lopes no apito domingo

Árbitro paranaense tem histórico de problemas com partidas envolvendo o Tricolor gaúcho

09/09/2011 | 22h15

No retorno a Porto Alegre, Mário pede cuidado com São Paulo: "Eles vão vir para buscar a liderança"

Delegação desembarcou por volta das 21h30min no Aeroporto Salgado Filho após vitória sobre o Bahia

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.