O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deve visitar o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, nesta quarta-feira. Ele se reunirá com equipes do Comitê Organizador Local (COL) envolvidas na organização do Mundial. O encontro deve ocorrer entre 16h e 18h.
> Valcke faz alerta ao dizer que "Brasil não é como Alemanha"
Na Capital, Valcke vai analisar o andamento das obras no entorno do Beira-Rio e o cumprimento do cronograma de instalação das estruturas temporárias. Será uma conversa fechada com os organizadores do Mundial na cidade, de cobrança, e temas como segurança ou protestos não devem entrar em pauta, segundo o gerente do COL em Porto Alegre, Paulão.
Com a proximidade da Copa do Mundo, o todo-poderoso da Fifa vem se pronunciando contra as críticas disparadas ao evento. Ele chegou ao Brasil na segunda-feira e, em carta, escreveu: "Claro que vai ter Copa". Para justificar a afirmação, citou pesquisas de opinião pública e as 11 milhões de solicitações de ingressos para os jogos.
- É fácil criticar a Fifa, é fácil usar a Copa das Confederações ou a Copa do Mundo para organizar manifestações. Mas se o alvo é a Fifa porque ela é a causa do que está acontecendo no país, ele está errado. Se um país se candidata à Copa do Mundo, é com a ideia de se desenvolver. A ideia não é destruí-lo - declarou o secretário-geral no dia 12 de maio, a um mês da Copa.
Ainda no início de maio, Valcke disse estar "cansado" de ser considerado a pessoa "má" na organização do evento. Alertou também que não pode ser a única pessoa a criticar o andamento do projeto da Copa. O número dois da Fifa deve permanecer no Brasil até o final do Mundial.
Todo-poderoso
Jérôme Valcke vem a Porto Alegre nesta quarta-feira
Encontro com equipes do comitê organizador da Copa ocorrerá no Beira-Rio
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: