
Às vésperas da Copa do Mundo, a promessa das operadoras de telefonia é de que o Beira-Rio e seu entorno tenham sinal de celular e internet padrão Fifa até 30 de maio.
Alvo recorrente de reclamações de usuários, as empresas, dessa vez, não têm culpa pelo atraso na instalação de 241 pequenas antenas dentro do estádio: a demora na entrega da reforma do Gigante fez com que Inter e Andrade Gutierrez abrissem as portas do estádio para a colocação das estruturas apenas no início de março - as melhorias, que deveriam ter se iniciado em janeiro, serão concluídas até sexta-feira.
O sistema interno de antenas capaz de atender os 50 mil torcedores será instalado pela por meio de um consórcio entre as quatro grandes operadoras de telefonia dio Brasil. Mesmo com o atraso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se mostra otimista com a qualidade da telefonia durante a competição.
- As operadoras ficaram espremidas. Instalar um sistema desses em menos de 120 dias é muito difícil, confirmaram que estão trabalhando até em quatro turnos - explica o gerente regional da Anatel no Rio Grande do Sul, João Jacob Bettoni, revelando que 200 das antenas já foram colocadas.
Além disso, Claro, OI, Tim e Vivo irão colocar antenas externas temporárias no pátio do Gigante e em terrenos próximos ao estádio.
- Vamos monitorar 2G, 3G e 4G. O sistema todo interno ficará como legado. As antenas móveis de fora do estádio serão colocadas para o evento - complementa Bettoni.
O Ministério Público do Estado acompanha o caso de perto.
- O que fica bem claro é que tudo ficou para muito tarde. Houve um atraso monumental na entrega da obra e o clube e a construtora não permitiram às operadoras entrar para fazer a tempo. É o panorama de todo o resto (de obras da Copa). O que era para fazer em 120 dias vão ter de fazer em bem menos - afirma o promotor Gustavo Munhoz, da Promotoria do Consumidor.