
Amigos, amigos, negócios à parte: quatro jogadores da Seleção Brasileira enfrentarão nesta quinta-feira, na partida de abertura da Copa do Mundo, croatas com os quais convivem no dia a dia em seus clubes e alertam sobre as principais armas do adversário da estreia.
No Real Madrid, Marcelo conquistou a Liga dos Campeões com Luka Modric, principal jogador do meio-campo da seleção croata. Hernanes atua com o jovem meia Mateo Kovacic, na Inter de Milão, enquanto Luiz Gustavo e Bernard têm dois companheiros de clube que integram a equipe Balcânica.
Leia mais:
> Últimas notícias sobre a Copa
> Fique por dentro da tabela da Copa do Mundo
> Escale sua Seleção de todos os tempos e compartilhe
> Confira os convocados de todas as seleções que disputarão a Copa
> Mostre que você conhece os astros do futebol mundial
Luiz Gustavo conhece muito bem a força dos atacantes Ivan Perisic e Ivica Olic, que jogam com ele no Wolfsburg, da Alemanha. Já Bernard foi campeão ucraniano com o lateral Darijo Srna e o atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.
O zagueiro Dante poderia ser incluído nesta lista, já que atua com Mario Mandzukic no Bayern de Munique, mas o atacante cumprirá suspensão no jogo contra o Brasil devido a expulsão contra a Islândia na repescagem para o Mundial.
- Ele vai fazer falta à Croácia, é um jogador difícil de ser substituído, porque briga bastante, encara forte os marcadores, é um goleador - afirmou Dante em entrevista coletiva realizada na Granja Comary, no início da preparação da Seleção Brasileira para a Copa.
Vice-artilheiro da Bundesliga (Campeonato Alemão de Futebol) com 18 gols marcados, Mandzukic não deve mais jogar com Dante, já que confirmou que está de saída do clube bávaro por não se encaixar no estilo de jogo do técnico Josep Guardiola.
- Acho que o substituto (de Mandzkic na seleção croata) também terá bastante qualidade. A Croácia tem grande jogadores lá na frente, tem Rakitic, Perisic. Temos que tomar cuidado com eles - alertou o zagueiro brasileiro que atua no Bayern. Ele também destacou a importância de cada jogador passar aos outros as informações que têm sobre os rivais.
- Marcelo sempre fala que Modric é um jogador que tem muita qualidade, que sempre faz essas viradas de jogo rápidas. Luiz Gustavo também fala sobre Perisic, que é um jogador muito rápido. Coletamos essas informações para passá-las para Felipão e já ir mentalizando os nossos adversários. Quando um jogador convive com outro no dia a dia, sabe das qualidades e defeitos. Isso também pode fazer diferença no final - completou.
Além de Olic, um dos mais cotados para substituir Mandzukic é Perisic, Luiz Gustavo reconhece que a seleção precisa ficar de olho em vários jogadores croatas que podem fazer a festa da estreia do Brasil.
- A Croácia tem muita qualidade. Tenho dois companheiros de clube, tem Modric, que foi campeão da Liga dos Campeões. Na Copa, não tem adversário fácil, são jogos difíceis, temos que estar preparados para qualquer equipe e qualquer adversário - explicou o volante em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira.
Luiz Gustavo sabe que será um dos principais responsáveis por marcar Modric e acredita que o Brasil pode levar vantagem na luta pelo domínio do meio de campo.
- Existem várias formas de os jogadores de meio-campo atuarem. Os mais ofensivos, os mais defensivos. A equipe croata é ofensiva, isso pode facilitar para nós na parte defensiva - analisou.
Bernard, que atuou pelo Shakhtar nesta temporada, foi muito mais evasivo ao comentar o perfil dos companheiros de clube.
- Felipão já falou bastante sobre a importância de Srna e sobre os outros jogadores da Croácia, não precisei dizer nada, deixo a comissão técnica cuidar disso através de vídeos - comentou o ex-meia do Atlético Mineiro.
Velhos conhecidos
Até mesmo quem não tem companheiros de clube croatas têm adversários com quem já atuou junto, como o volante Fernandinho, que jogou oito anos no Shakhtar Donestk antes de se sagrar campeão inglês com o Manchester City na última temporada.
- Fiz uma amizade legal com Darijo (Srna). Ele tem mais destaque porque apoia muito bem ao ataque e é uma ótima saída para as jogadas ofensivas. Já Eduardo (Da Silva) é um finalizador nato. Se ele tem oportunidade de fazer, não bobeia - revelou.
Espião
Luiz Felipe Scolari tem outras fontes de informação. Alexandre Gallo, técnico da seleção sub-20, vem desempenhando o papel de "espião" e assistiu na última sexta-feira à vitória por 1 a 0 dos croatas sobre a Austrália, no estádio Pituaçu, em Salvador.
O Brasil também venceu por 1 a 0 seu último amistoso antes da Copa, contra a Sérvia, no Morumbi, e Felipão alertou sobre a qualidade da Croácia, equipe que tem o mesmo perfil, mas é superior em termos de qualidade técnica.
- Eles têm dois jogadores de meio criativos, Modric e Rakitic, que trabalham bem a bola e erram poucos passes. Não têm a mesma pegada dos sérvios, mas com a bola não erram - resumiu.
* AFP