
As 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil divulgaram suas convocações. Com algumas estrelas de fora, seja por opção do técnico ou por lesão, as listas foram definidas e anunciadas.
Abaixo, confira um resumo de cada seleção e também a relação com a lista final elaborada pelos treinadores.
GRUPO A
BRASIL
Sem nenhuma grande ausência, a Seleção Brasileira busca o hexacampeonato mundial, o primeiro troféu dentro de casa, já que a taça de 1950 escapou no chamado "Maracanazo". As esperanças para que o título fique aqui, claro, estão depositadas em Neymar, atacante de 22 anos do Barcelona. A estreia ocorre dia 12 de junho, diante da Croácia, na abertura do torneio.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
MÉXICO
Os mexicanos sofreram um revés importantíssimo de última hora. Ainda no amistoso preparatório para a Copa do Mundo, diante do Equador, o meia Montes quebrou a perna e acabou sendo cortado. A estreia ocorre diante de Camarões, no dia 13, em Natal.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
CROÁCIA
A seleção que fará o jogo inaugural da Copa do Mundo com o Brasil, terá o desfalque, nesta partida, do centroavante Mandzukic, suspenso pela UEFA. Ele, ao lado de Modric e Rakitic são as principais forças dos croatas para avançar às oitavas de final da competição.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
CAMARÕES
De volta à Copa do Mundo, os camaroneses, que encaram o México na estreia, têm em Samuel Eto'o a sua principal referência técnica. No Brasil, eles querem ao menos repetir o melhor desempenho de um país africano em mundiais. Isso aconteceu em 1990, quando Milla guiou seu time até as quartas daquela edição.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
GRUPO B
ESPANHA
Os atuais campeões vêm novamente com uma seleção forte, desta vez para defender o título. Viriam com dois brasileiros para a Copa, mas podem acabar sem nenhum. Isso porque, além de Thiago, cortado por lesão, Diego Costa, com um problema muscular, apesar de confirmado entre os 23 atletas, segue como dúvida. A Espanha estreia dia 13 diante da Holanda, em Salvador.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
HOLANDA
Seis atacantes. Essa é a quantidade de homens de frente que o técnico Louis van Gaal convocou para a disputa do Mundial. Entre eles, destaque para Van Persie e Robben. A estreia será um remember da final da Copa de 2010, quando acabou levando a pior diante da Espanha.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
CHILE
Aránguiz e Vargas estão confirmados entre os 23 atletas do Chile. O volante do Inter e o ex-atacante do Grêmio são presença na delegação ao lado de Mena e Valdívida, jogadores que atuam no futebol brasileiro. A estreia chilena será diante da Austrália, em Cuiabá, no dia 13.
AUSTRÁLIA
O time da terra do canguru pode ser considerado uma zebra no grupo. Eles, que estreiam diante do Chile, tentarão uma improvável classificação às oitavas sem o heroi da garantia da vaga ao Mundial, o atacante Josh Kennedy.
GRUPO C
COLÔMBIA
Os colombianos sofreram um duro golpe no seu sonho de seguir adiante na Copa do Mundo. Falcao García, o grande craque do país, não conseguiu se recuperar de uma grave lesão no joelho e acabou cortado. Bacca e James Rodríguez, assim, assumem o comando técnico do time que estreia contra a Grécia, dia 14, em Belo Horizonte.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
GRÉCIA
Os gregos, que encaram a Colômbia na estreia, têm em Samaras, atacante do Celtic-ESC, a principal esperança de gols. A defesa é o ponto forte do time, especialmente por conta do zagueiro Papastathopoulos, do Borussia Dortmund.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
COSTA DO MARFIM
Yaya Touré e Drogba são os jogadores capazes de levar, pela primeira vez na sua história, a Costa do Marfim para as oitavas de final da Copa do Mundo. Desta vez, em uma chave mais "fácil" do que nos mundiais anteriores. A estreia dos africanos ocorre diante do Japão, dia 14, na Arena Pernambuco.
JAPÃO
Dos 23 jogadores confirmados pelo Japão, Honda e Kagawa, de Milan e Manchester United, respectivamente, são os que podem fazer o time repetir a campanha de 2002 e alcançar as oitavas de finais. O primeiro obstáculo será a Costa do Marfim.
GRUPO D
URUGUAI
Suárez, o principal jogador do Uruguai, não jogará 100% a Copa do Mundo. Ele operou o joelho poucas semanas antes do Mundial e não atuará nas melhores condições. Menos mal para Óscar Tabárez que Cavani e Forlán estão convocados. Os uruguaios estreiam dia 14, diante da Costa Rica, em Fortaleza.
ITÁLIA
Montolivo foi uma baixa de última hora na seleção italiana. Ele, que se lesionou no amistoso preparatório diante da Irlanda, se junta ao brasileiro naturalizado Rômulo como ausência por contusão. A Itália, que busca o quinto título e conta com o brasileiro Thiago Motta e com a experiência de Pirlo, estreia contra a Inglaterra, em Manaus, no dia 14.
INGLATERRA
Os ingleses optaram por uma seleção mais jovem e deixaram nomes conhecidos como Ashley Cole e John Terry de fora. As apostas são em nomes como Sterling, Sturridge e o centroavante Rooney para buscar o bicampeonato mundial, já a partir do jogo de estreia diante dos italianos.
COSTA RICA
É a "zebra" do grupo. Ou, para alguns, o "saco de pancadas". Fato é que é improvável a classificação da Costa Rica para a fase seguinte da Copa. Somar pontos, talvez, já poderá ser tido como uma vitória.
GRUPO E
FRANÇA
Os franceses tem em Ribery uma certeza e uma preocupação. A confiança é que ele é o principal jogador do time que pode levar o país ao segundo título da sua história. A desconfiança é quanto ao seu estado físico por conta de dores nas costas. Por ora, ele está confirmado entre os 23 convocados, mas pode ficar de fora da estreia contra Honduras, dia 15, no Beira-Rio.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
SUIÇA
Os suíços têm em Shaqiri, meio-campista do Bayern de Munique, o referencial para tentar repetir a campanha de 2006 e passar de fase. O primeiro compromisso na Copa do Mundo será contra o Equador, dia 15, em Brasília.
EQUADOR
Os equatorianos que ficam hospedados em Viamão e estreiam diante da França, têm esperança no futebol de Valencia, do Manchester United, para repetir a campanha de duas copas atrás. Na ocasião, passaram às oitavas de final, mas acabaram caindo para a Inglaterra.
HONDURAS
Honduras, uma das representantes da América Central na Copa do Mundo, quer fazer história indo pela primeira vez para a fase seguinte em um Mundial. Para isso, precisam de um bom resultado já de cara diante da França, em partida que será jogada em Porto Alegre.
GRUPO F
ARGENTINA
Messi, como não poderia deixar de ser, é o principal jogador da seleção argentina para essa Copa. É dele que se espera as principais jogadas, em parceria com Agüero, Higuaín e Di Maria, para levarem os argentinos ao bicampeonato. A ausência, muito comentada, fica por conta de Tévez, que teve grande temporada no futebol italiano. A estreia é diante da Bósnia, dia 15, no Rio.
IRÃ
Outra seleção que quer ir pela primeira vez as oitavas é o Irã. O primeiro obstáculo para que a história possa ser escrita é a Nigéria, em duelo que ocorrerá na Arena da Baixada, dia 16, em Coritiba. Os destaques do time ficam por conta dos atacantes que atuam na Europa, como Ghoochannejhad, Dejagah, Jahanbakhsh e Shojaei.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
BÓSNIA E HERZEGOVINA
Para a primeira Copa do Mundo da sua história, os bósnios esperam que Dzeko, do Manchester City, seja decisivo, já a partir da estreia diante da Argentina. Se isso acontecer nas três partidas na fase de grupos, é bem possível que o time alcance as oitavas de final.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
NIGÉRIA
A seleção nigeriana se apega em dois jogadores do Chelsea para confirmar a sua fama de uma das principais referências do futebol no seu continente. Mikel e Moses, que atuam no futebol inglês, carregam essa responsabilidade já a partir do jogo de estreia, que será diante do Irã.
GRUPO G
ALEMANHA
Uma das favoritas para a Copa, a Alemanha deixou de fora um jogador que parecia certo no Mundial, o lateral-esquerdo Schmelzer. Mas ele não deve fazer falta no time de Joachim Löw, que tem craques do quilate de Götze, Reus, Özil, Müller e do artilheiro Klose. A estreia se dará em Salvador, dia 16, contra Portugal.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
PORTUGAL
Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, não deve ter as melhores condições físicas na Copa e pode ficar de fora até mesmo da estreia diante dos alemães. Preocupação de sobra para os portugueses, já que os colegas de time de CR7, como Nani e Postiga, não parecem ser suficientes para suprir uma possível ausência do camisa 7.
ESTADOS UNIDOS
Surpreendeu a ausência de Donovan, um dos principais jogadores de futebol da história dos americanos, da lista de Klinsmann. Sem o meia, a responsabilidade maior recai nos ombros do atacante Altidore e do meia Bradley. O primeiro jogo dos Estados Unidos será contra Gana, dia 16, na Arena das Dunas.
GANA
A seleção que foi mais longe das africanas na última Copa do Mundo, quer repetir o feito no Brasil. Para isso, espera deixar Portugal ou Alemanha para trás e nada melhor do que vencer os EUA na estreia para tal. No time, destaque para o volante Essien e os atacantes Boateng e Gyan.
GRUPO H
BÉLGICA
Apontada como uma das possíveis surpresas da Copa, a Bélgica traz jogadores jovens e de qualidade para o Brasil, como Hazard, Lukaku, Januzaj, entre outros. O goleiro Cortoius, do Atlético de Madrid, é sinônimo de segurança na defesa. A estreia da equipe belga será diante da Argélia, dia 17, no Maracanã.
RÚSSIA
Chama atenção o fato de a seleção russa ter apenas atletas que atuam no seu país. É a única equipe com essa característica. O técnico é um italiano, Fábio Capello. O time estreia contra a Coréia do Sul, dia 17, na Arena Pantanal.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial
CORÉIA DO SUL
Os sul-coreanos sonham em ter um mundial parecido com o de 2002, quando tiraram quarto lugar dentro do seu país. Para isso, precisam começar com um bom resultado diante da Rússia. A esperança para tal fica por conta principalmente do meia Son Heung-Min, que atua no futebol alemão.
ARGÉLIA
A Argélia, apesar de não estar em um dos grupos mais complicados, é tida como uma "zebra" na chave H. O time, que desfila no Beira-Rio no segundo jogo na Copa, dia 22, estreia cinco dias antes diante da Bélgica.
Confira a lista dos 23 convocados para o Mundial