Chilenos em Uruguaiana

Copa vira aventura para chilenos que querem cruzar o país de carona

Dois chilenos saíram de Santiago na sexta-feira e pretendem passar por Foz do Iguaçu, São Paulo e Belo Horizonte

22/06/2014 - 17h40min
Copa vira aventura para chilenos que querem cruzar o país de carona Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Joana e Gerard viajam de carona durante a Copa do Mundo Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS  
Dois chilenos fizeram da Copa uma aventura. Gerard Abdala e Joana Parada saíram de Santigo, capital chilena, na sexta-feira e, de carona, chegaram neste domingo na aduana de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, na fronteira com a cidade argentina de Paso de los Libres. Depois de passar pelo controle migratório, entraram no Brasil a pé, já que o motorista que os levou até a fronteira seguiu outro caminho.

Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo 2014
Confira a tabela completa do Mundial

Contando com caronas, eles pretendem passar por Foz do Iguaçu, São Paulo e Belo Horizonte. A dupla não tem ingresso para jogos, mas pretende ao menos assistir a um treino da seleção chilena, que está hospedada na capital mineira. Carregados de mochilas, empunhando a bandeira chilena na caminhada, eles pretendem dormir em hotéis e pousadas. 

— O zagueiro Jara, do Chile, é meu amigo. Vamos tentar conseguir ingresso com ele. Mas, no mínimo, vamos ver um treino da seleção. Em São Paulo, também vou visitar uma prima — conta Gerard, que é só elogios ao futebol de Charles Aránguiz, jogador do Inter, e ao técnico Jorge Sampaoli.

Os argentinos são maioria, mas o fluxo de chilenos na aduana de Uruguaiana é intenso. O Centro de Atendimento ao Turista, estrutura montada pelo governo estadual em parceria com a prefeitura de Uruguiana para passar informações aos visitantes, fez um levantamento e descobriu que, entre 12 e 15 de junho, 43% dos 3,5 mil estrangeiros que procuraram assistência no local eram do Chile.

Também chilenos, Jorge Jimenez e Walter Rodriguez saíram de Santiago na quinta-feira, fizeram paradas em Mendoza e Santa Fé, na Argentina, e chegaram em Uruguaiana no meio da tarde deste domingo. O desempenho dos chilenos em campo, com duas vitórias em dois jogos, uma delas sobre a atual campeã Espanha, é motivo de empolgação. 

— Os argentinos dizem que vão à final. Vamos quem vai somos nós, os chilenos — confia Walter, que seguiu viagem de carro a São Paulo.
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.