
Começa a circular nesta quarta-feira a mais nova linha da Carris, a S1 - Seletivo Aeroporto-Hotéis, que fará o transporte entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho e os principais hotéis da cidade. O serviço terá início às 9h, após um evento de apresentação que será realizado no terminal do aeroporto. A tarifa também será diferenciada, o valor previsto é de R$ 5.
O primeiro dia de funcionamento da linha terá um itinerário reduzido, percorrido com convidados e imprensa. A equipe de voluntários da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) disponibilizará material sobre o transporte público da Capital, com mapas e informações turísticas.
Leia mais:
> Últimas notícias sobre a Copa
> Fique por dentro da tabela da Copa do Mundo
> Escale sua Seleção de todos os tempos e compartilhe
> Confira os convocados de todas as seleções que disputarão a Copa
> Mostre que você conhece os astros do futebol mundial
Segundo a prefeitura de Porto Alegre, o novo itinerário de ônibus foi criado com o objetivo de atender aos visitantes a partir da Copa do Mundo e deve permanecer como um legado para a cidade. Serão seis carros com estrutura interior adaptada pela Carris, que partirão diariamente do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a cada 30 minutos, a partir das 6h da manhã até a meia-noite. O trajeto tem cerca de 30 quilômetros e foi elaborado de acordo com pesquisa prévia realizada com turistas no próprio terminal do aeroporto.
Os veículos são equipados com espaço reservado para bagagens, assentos acolchoados com encosto para a cabeça, piso baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e capacidade para acomodar 25 pessoas sentadas. Durante a Copa, auxiliares de bordo capacitados em língua inglesa atuarão na linha para melhor orientar, atender os passageiros e realizar a cobrança da passagem.
Em 2013, uma turma de colaboradores foi qualificada em cursos de inglês da Escola de Gestão Pública (EGP) preparatórios para o evento. Para facilitar a identificação, os letreiros dianteiro e lateral do ônibus estão programados para alternar entre informações escritas em português e inglês.
Os carros ainda dispõem de GPS e câmeras internas - quatro em cada ônibus - sistemas que permitirão acompanhamento do coletivo durante o trajeto e oferecerão maior segurança aos passageiros.
* Zero Hora