Tecnologia em campo

GRÁFICO: os detalhes do novo sistema de gestão de treinos do Grêmio

Clube adotará plataforma inspirada na utilizada pela seleção alemã na Copa

17/07/2014 | 20h57
GRÁFICO: os detalhes do novo sistema de gestão de treinos do Grêmio Charles Dias/Especial
Software foi apresentado no TecnoSinos, em São Leopoldo Foto: Charles Dias / Especial

Em parceria com a fabricante de softwares SAP, o Grêmio anunciou nesta quinta-feira que irá adotar uma plataforma semelhante à utilizada pela seleção alemã na Copa para analisar o desempenho de seus jogadores.

Leia mais notícias sobre o Grêmio

Com o sistema, a comissão técnica terá embasamento estatístico para a tomada de decisões, montando um plano de ação para melhorar comportamentos em campo. E o próprio atleta poderá acompanhar sua evolução.

A estimativa da direção do Grêmio é que o projeto seja implementado em até 12 meses. Para o vice-presidente Romildo Bolzan Jr., a ferramenta fará o clube melhorar a formação de seus atletas.

— O Grêmio hoje se sente contemplado ao entrar neste ambiente tecnológico. Somos vanguarda, o primeiro clube da América Latina que toma esta atitude — comentou. Arte ZH

Veja, em detalhes, como funciona o sistema denominado SAP HANA:

1) Jogadores emitem os dados

Durante os treinos, os jogadores do Grêmio utilizarão uma espécie de chip em cada caneleira. É através deles que a coleta de dados será realizada. A cada movimento dos atletas em campo, uma infinidade de estatísticas é gerada em tempo real: posicionamento, movimentação, velocidade de arranque, distância percorrida, passes certos e errados, entre outras informações. Como a Fifa não libera a utilização de chips em partidas oficiais, este recurso só poderá ser utilizado em treinamentos.

2) Antenas e câmeras captam movimentos

Os dados gerados são transmitidos a antenas localizadas ao redor do campo, que fazem a triangulação do posicionamento e o registro do comportamento de cada um dos atletas. Câmeras de vídeo espalhadas em diversos ângulos de visão do gramado fazem a captura de imagens dos movimentos. Todo o material é enviado a um servidor que associa as estatísticas ao vídeo.

3) Análise e interpretação por vídeo

A comissão técnica terá ao seu dispor a íntegra de cada treino em uma interface parecida com a de um videogame. Nela, o técnico poderá selecionar momentos específicos da atividade para mostrar erros e acertos de cada jogador. Poderá também fazer análises de formações táticas e distância entre os atletas, para mostrar se o time está compactado ou não, por exemplo. A gravação em vídeo é liberada em jogos oficiais. Assim, o técnico poderá analisar o comportamento de adversários e traçar pontos fracos que podem ser explorados em jogos futuros.

4) Técnico vê o desempenho de cada jogador

O treinador terá acesso em tempo real aos indicativos de cada atleta. E poderá determinar metas, como um número mínimo de passes para um volante acertar ou de gols que um atacante terá de fazer em cada atividade.

5) Gestão do clube e proximidade da torcida

Além dos treinamentos, a solução desenvolvida pela SAP para o Grêmio também será uma aliada nos negócios. Informações estratégicas de mercado, quadro social, marketing e finanças serão processadas pelo software, que possibilitará o compartilhamento interno de dados entre os diferentes setores administrativos. A plataforma também servirá para aproximar a torcida do clube. Através de um aplicativo de smartphone, os torcedores poderão comprar ingressos, verificar o trajeto até a Arena e também fazer compras nas lojas localizadas no estádio, por exemplo.

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.