
Em conjunto com a fabricante de softwares alemã SAP, o Grêmio lançou nesta quinta-feira uma parceria que promete revolucionar sua gestão de futebol. Através da plataforma SAP HANA, que também foi utilizada pela seleção alemã na Copa do Mundo, o clube poderá monitorar o desempenho de seus jogadores em tempo real.
Baseada no conceito de "Big Data", ou análise de dados em tempo real, o clube poderá interpretar como está performance de seus atletas em questão de segundos. A cada treino, os jogadores utilizarão chips em suas duas caneleiras que transmitirão dados para antenas localizadas em pontos estratégicos do campo. As informações captadas se transformam em estatísticas organizadas em uma interface que facilitará a tomada de decisões para os membros da comissão técnica.
- Será possível realizar análise de formação tática, distância entre atletas e simulações de iluminação, por exemplo - explica Daniel Duarte, executivo de inovação do SAP Labs Latin América.
Foto: Adriano de Carvalho / Agência RBS

A implantação desta infra-estrutura, composta por antenas e câmeras de vídeo, será na Arena e nos CTs do Humaitá e de Eldorado do Sul em até um ano. A solução desenvolvida pela SAP é inspirada na que foi utilizada pela seleção alemã durante a Copa. No entanto, o Grêmio contará com uma versão customizada do software, voltada para as necessidades específicas do clube.
- Nossa ideia é de criar um ambiente de formação cada vez melhor no futebol, acompanhando dados e elementos para fazer dos nossos jogadores não só um pequeno investimento, mas um ativo definitivo para o clube. O Grêmio hoje se sente contemplado entrando neste ambiente de tecnologia. Somos vanguarda, o primeiro clube da América Latina que toma esta atitude de maneira consistente - disse o vice-presidente Romildo Bolzan Jr.
A implantação da plataforma também prevê a modernização da gestão administrativa do Grêmio. Todas as informações de inteligência de mercado do clube serão processadas pela solução, que possibilitará o compartilhamento interno entre os diferentes setores administrativos.
A solução aplicada pela SAP também busca melhorar a interação da torcida com o clube. Através de um aplicativo de smartphone, os torcedores poderão comprar ingressos para jogos do clube, verificar o trajeto até a Arena e também fazer compras nos diferentes estabelecimentos alimentícios dentro do estádio.