Nos tribunais

Escalação irregular pode causar perda de oito pontos ao Passo Fundo no Gauchão

Paulo Josué passou a defender o novo clube na sexta rodada

18/02/2014 | 11h42
Escalação irregular pode causar perda de oito pontos ao Passo Fundo no Gauchão Porthus Junior/Agencia RBS
Paulo Josué começou o Gauchão no Juventude antes de se transferir para o Passo Fundo Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O Passo Fundo pode perder até oito pontos dos nove que conquistou no Gauchão até agora em função da escalação supostamente irregular do meio-campista Paulo Josué, emprestado pelo Juventude. Ele atuou pelo Passo Fundo nas partidas contra Aimoré e Veranópolis. Como ambos os jogos terminaram empatados, o time perderá, se punido, oito pontos — três em cada jogo pela escalação irregular, além dos dois pontos conquistados em campo. O time ficaria com um ponto na classificação, no último lugar do Grupo B e da classificação geral.

O artigo 58° do regulamento do Campeonato Gaúcho, publicado no site da Federação Gaúcha de Futebol, prevê que "os atletas poderão se transferir, com condição de jogo, para outro clube disputante da competição até a quarta rodada do certame, inclusive, mesmo que tenham disputado partidas do Gauchão 2014. Caso tenha sido penalizado no campeonato, cumprirá a penalização no novo clube". A quarta rodada foi disputada nos dias 29 e 30 de janeiro.

Paulo Josué atuou pelo Juventude em duas partidas. Ele entrou aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Diogo Oliveira nos jogos contra o São Paulo-RG, na primeira rodada, e contra o Pelotas, na terceira. Registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF em 4 de fevereiro, estreou pelo Passo Fundo como titular no dia seguinte, pela sexta rodada, contra o Aimoré — já fora do prazo estabelecido pelo regulamento. Ele voltou a atuar na oitava rodada, contra o Veranópolis, no último domingo.

— A Federação ainda não recebeu nada oficial, só uma comunicação verbal. Mas o caso será analisado pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva). Confundiram o prazo em que era permitida a inscrição.

Um dos argumentos de defesa do Passo Fundo é um jogo adiado, entre São Paulo-RG e Brasil-Pel. Válida pela segunda rodada, a partida foi disputada no dia 12 de fevereiro em função dos problemas no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. O clube alega que, como a segunda rodada ainda estava em aberto e a inscrição era permitida até a quarta, Paulo Josué tinha condições de jogo.

— Nós mandamos o contrato, e o Juventude enviou a carta de empréstimo um dia depois. O último contrato foi enviado em 3 de fevereiro (um dia antes do registro no BID). Passou batido, nessa troca de contratos nós perdemos um dia. Os correios também estavam em greve — argumentou Selvino Ferrão, presidente do Passo Fundo.

Para que o caso seja julgado pelo TJD-RS, outro clube precisa entrar com um pedido de revisão do caso. Segundo Ferrão, o Pelotas seria o responsável por isso. Rafael Brauner, diretor-executivo do clube pelotense, no entanto, diz que a direção apenas estuda o caso por enquanto.

— Nós vínhamos monitorando isso, por enquanto não se tomou nenhuma atitude. Estamos apenas monitorando. A direção está conversando para ver o que vai fazer, tem que ver se realmente há irregularidade. Na verdade, hoje o foco é no jogo, em se preocupar em vencer a partida e não tomar atitudes externas que influenciem o clima da partida — explica.

Atualmente, o Passo Fundo está em quarto lugar no Grupo B, com nove pontos. Se punido, se tornaria o lanterna, com um. O Pelotas é o último colocado, com cinco pontos, e pularia para o sétimo lugar em caso de perda de pontos. Dentro do campo, Passo Fundo e Pelotas se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, no Vermelhão da Serra, pela nona rodada do Gauchão.

Jogos de Paulo Josué no Gauchão

Pelo Juventude:

Juventude x São Paulo (primeira rodada) - 19/1
Entrou aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Diogo Oliveira

Esteve no banco contra o São Luiz (na segunda rodada) - 22/1

Pelotas x Juventude (terceira rodada) - 25/1
Entrou aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Diogo Oliveira

Pelo Passo Fundo:

Passo Fundo x Aimoré (sexta rodada) - 5/2
Titular

Passo Fundo x Veranópolis (oitava rodada) - 16/2
Titular

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.