
Enfim, o final da novela. O Grêmio já havia confirmado a contratação do principal reforço até o momento para 2012. Mas, após uma negociação que durou quase um mês, o atacante Kleber, 28 anos, foi finalmente anunciado no fim da tarde desta quarta-feira, no Espaço do Torcedor, na área da Arena gremista, e apresentado pelo clube como novo atleta tricolor.
Novela: Saiba como foram as 18 horas do atacante Kleber em Porto Alegre
- Tive conversa com o presidente e não vou ser hipócrita. Realmente, o Grêmio me fez uma proposta financeira muito boa. Mas a proposta que o Grêmio fez eu tinha de outros clubes também. Agradeço ao presidente, ao Pelaipe, a todas as pessoas responsáveis pela minha contratação. Não foi fácil. Estou muito feliz - disse o jogador.
Foto: Isadora Neumann - O que mais me motivou a vir para o Grêmio é formar um time competitivo para ganhar a Libertadores daqui a um ano e meio. É um objetivo e é um sonho meu, pessoal. Lógico que teremos que conquistar um título de expressão ano que vem para poder jogar a Libertadores em 2013. Conto os segundos para ver a Geral e a avalanche descerem para comemorar - comentou.
- Não tinha medo de jogar aqui. Não tinha medo de jogar em lugar algum. Mas aqui sempre foi difícil. Sempre foi muito difícil jogar no Olímpico. Era quase impossível vencer o Grêmio aqui. Hoje, visto essa camisa e espero que não seja quase impossível, mas sim impossível. Espero que ano que vem seja um ano de vitórias - complementou.
Kleber receberá um salário em torno de R$ 500 mil mensais, já incluídos valores de luvas, em um contrato de cinco anos. Encaminhada pelo empresário Jorge Machado e por Giuseppe Dioguardi, agente do jogador, a negociação custará 2 milhões de euros ao Grêmio por 50% dos direitos federativos do Gladiador. Uma forte ação de marketing, que incluirá a venda de camisetas personalizadas, custeará parte do investimento.
Dono da outra metade dos direitos econômicos, o Cruzeiro concordou com a transferência e recebeu o lateral Gilson como compensação para liberar o Gladiador.
Kleber foi revelado pelo São Paulo, entre 2002 e 2003. Depois, atuou pelo Dinamo de Kiev. Voltou para o Brasil em 2008, contratado pelo Palmeiras. Entre 2009 e 2010, jogou pelo Cruzeiro e, ano passado, retornou ao Palmeiras.
Ficha técnica:
Nome: Kleber Giacomance de Souza Freitas
Idade: 28 anos (12/08/1983)
Natural de: Osasco-SP
Carreira: São Paulo (2002-2004), Dinamo Kiev-UCR (2005-2007), Palmeiras (2008), Cruzeiro (2009-2010) e Palmeiras (2010-2011)
Títulos: Campeonato Mundial Sub-20 (2003), Campeonato Ucraniano (2004 e 2007), Copa da Ucrânia (2005, 2006 e 2007), Campeonato Paulista (2008) e Campeonato Mineiro (2009).
Confira o histórico da negociação por Kleber:
12/10 - Kleber é afastado após se rebelar contra os dirigentes e o técnico Luiz Felipe Scolari. O Gladiador saiu em defesa de João Vitor, que se envolveu em briga com torcedores na ocasião.
15/11 - Por deter 50% dos direitos econômicos de Kleber, o Cruzeiro também desejaria lucrar com a negociação. O presidente recém-eleito do clube mineiro, Gilvan de Pinho Tavares, aponta que não foi consultado sobre o negócio e que poderia exigir o mesmo valor pago pelo Grêmio ao Palmeiras para liberar o jogador. O diretor executivo Paulo Pelaipe diz que incluiu o Cruzeiro na negociação e tratava diretamente com o atual presidente Zezé Perrella.
O sim de Kleber: Em entrevista ao repórter Marco Aurélio Souza, da TV Globo, que foi ao ar com exclusividade na Rádio Gaúcha, o atacante manifestou o desejo de atuar no Grêmio e reafirmou que o acordo só dependeria do Cruzeiro. No final do dia, o Grêmio resolve a pendência com o clube mineiro e repassa o lateral Gilson, emprestado ao América-MG, como compensação pela liberação de Kleber. O Gladiador finalmente é do Grêmio.
Próximos jogos:
27/11 - 17h - Grêmio x Atlético-GO
04/12 - 17h - Inter x Grêmio

Foto:Piervi Fonseca,AE

13/10 - Kleber é informado pelo gerente administrativo Sérgio do Prado que não treinaria mais com o grupo no CT até a definição de sua situação. No mesmo dia, Roberto Frizzo confirmou que o atacante não voltaria mais ao time.
18/10 - Afastado do grupo, Kleber continua treinando em horários alternativos no Palmeiras. Jogadores adotam postura neutra e não comentam o caso do Gladiador.
20/10 - Grêmio manifesta interesse pela contratação de Kleber, ainda sem proposta formalizada, e apresenta nomes de jogadores pouco aproveitados. Palmeiras cogita a troca pelo meia Douglas, mas Pelaipe nega veementemente a possibilidade.
25/10 - Kleber se reúne com diretoria do Palmeiras, alega problemas pessoais e é dispensado dos treinos durante a semana.
27/10 - Paulo Pelaipe revela que Grêmio apresentará proposta por Kleber no dia seguinte.
01/11 - Enviada na sexta-feira anterior, a proposta gremista por Kleber "some". Representante tricolor na negociação, Jorge Machado garante ter entregado a oferta ao empresário do jogador, mas o presidente palmeirense Arnaldo Tirone afirma que não recebeu o papel.
02/11 - Paulo Pelaipe reitera envio de proposta do Grêmio e esclarece que a negociação está em andamento através dos empresários nomeados pelos dois clubes.
03/11 - Giuseppe Dioguardi, empresário de Kleber, apresenta proposta do Grêmio ao Palmeiras. Roberto Frizzo confirma a negociação entre os clubes.
04/11 - Palmeiras recusa a proposta do Grêmio. Presidente Arnaldo Tirone afirma que achou a oferta ruim e que a negociação continua.
07/11 - Grêmio mantém proposta e espera evolução na negociação. O representante tricolor Jorge Machado nega a oferta de jogadores tricolores em troca de Kleber.
08/11 - No dia em que Kleber é mantido fora dos treinos, Grêmio e Palmeiras acertam os detalhes sobre a transferência do jogador.
09/11 - Kleber vem a Porto Alegre para ouvir a proposta gremista e, após reunião na casa do empresário Jorge Machado, que intermedeia a negociação, retorna para São Paulo.
Foto: Mauro Vieira

10/11 - André Lima é envolvido na negociação com o Palmeiras. O diretor executivo Paulo Pelaipe não teme concorrência de outros clubes (a exemplo do Corinthians) ao mesmo tempo em que o empresário do jogador, Giuseppe Dioguardi, garante que apenas o Grêmio negocia com Kleber. Pelaipe nega possível "vingança" sobre o Corinthians (colocando o time reserva contra o Fluminense, que disputa o título do Brasileirão com a equipe paulista) caso o clube tente contratar o jogador. Dirigente do Corinthians afirma que ouviu de Kleber que o atacante gostaria de atuar pela equipe.
11/11 - Kleber pode fechar com o Grêmio em negociação que envolveria André Lima, que iria para o Palmeiras, mas o atacante gremista é relacionado para a partida contra o Verdão e não deve mais deixar o Tricolor. O técnico Luiz Felipe Scolari diz que houve um mal entendido em relação a André Lima.
12/11 - O dia "K" para o Grêmio: direção diz que negociações devem se encerrar no sábado. No entanto, Paulo Pelaipe diz que o clube só se pronunciará no domingo.
13/11 - Após a partida entre Grêmio x Palmeiras, no Estádio Olímpico, o presidente Paulo Odone diz que dará mais três dias para Kleber pensar sobre a proposta. Embora admita desgaste com a demora na negociação, demonstra confiança em um acordo. No entanto, diz que Kleber só virá se demonstrar que quer jogar no Grêmio.
14/11 - Em entrevista à Band TV, Kleber afirma que está satisfeito com a oferta oferecida pelo Grêmio e dará sua resposta ao clube até quarta-feira. Entretanto, deixa clara a sua preferência em permanecer em São Paulo para continuar a convivência com as filhas. Já o presidente Paulo Odone acredita em um desfecho positivo na negociação: "Tenho convicção de que ele vem". Já o empresário Giuseppe Dioguardi aponta que as partes estão próximas de um acerto, mas que a concretização do acordo só ocorrerá com o aval do Cruzeiro.
Foto: Sergio Castro, AE


Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011

Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos

Seleção de Craques
Monte sua seleção de craques do Brasileirão 2011 e compartilhe com os seus amigos. Escolha jogadores, o técnico e também o esquema tático
