
O jogo de volta entre Grêmio e Bahia pelas quartas de final da Copa do Brasil, nesta quinta-feira, às 21h, no Olímpico, será o primeiro de Pará na condição de titular.
Até então, ele vinha atuando como substituto de Julio Cesar. Mas o dono da posição passa por cirurgia nesta quarta-feira para a reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo, o que o deixará afastado por pelo menos quatro meses. Assim, caberá ao destro Marcos Rogério Ricci Lopes ocupar de vez a lateral esquerda.
Mais conhecido por suas atuações como lateral-direito no Santos - de onde o Grêmio o buscou por indicação de Vanderlei Luxemburgo, que foi seu treinador no clube paulista em 2009 -, Pará diz se sentir à vontade nos dois lados do campo. Conta que a versatilidade é sua marca desde o início da carreira, no Santo André-SP, onde ficou de 2004 a 2008.
- O Santos me contratou para atuar como lateral-esquerdo. Mas, naquela época, tinha o Léo, o Fábio Santos, que jogou aqui no Grêmio também. Então acabei tendo mais oportunidade no lado direito - relembra Pará, nascido há 26 anos em São João do Araguaia-PA.
Mesmo com experiência, Pará ainda trabalha para aperfeiçoar seu rendimento na posição pela esquerda. Faz treinamentos específicos para adquirir naturalidade nos cruzamentos com o pé canhoto.
- Quando chego ao fundo para cruzar eu procuro cortar para a perna boa, que é a direita. Mas o Luxemburgo faz um treinamento de finalizações em que eu consigo trabalhar para diminuir isso. Fico no lado esquerdo, vou até o fundo e cruzo várias vezes para me acostumar com o outro pé - conta.
Confira uma lista com bares para assistir a Grêmio x Bahia
SporTV e ESPN Brasil transmitem Grêmio x Bahia